A pandemia está trazendo alterações significativas para toda a sociedade: novos hábitos, novos jeitos de se relacionar, mudanças de prioridade, luto inesperado... Quando se fala nas classes populares, o impacto foi ainda maior, especialmente na área econômica com o desemprego chegando a mais de 14 milhões de brasileiros, segundo dados do IBGE. Mesmo nesse momento de dificuldade para muitos, há boas notícias para dar: a generosidade, a compaixão e a empatia afloram na comunidade, inclusive entre os trabalhadores que estão lutando pelo ‘pão nosso de cada dia’.
“Tem pessoas que precisam mais que a gente, é um prazer que tenho em ajudar. É muito importante, não só para quem ganha, mas para a gente que ajuda também. Gosto demais”, diz o operador de betoneira Francisco Costa Nascimento, de 48 anos. Ele, que é maranhense, trabalha há sete anos na Brasal Incorporações, em Goiânia, e está participando da campanha Natal Solidário, promovida pela empresa para arrecadar brinquedos para serem distribuídos para crianças carentes antes do Natal.
Chicão, como Francisco é conhecido entre os colegas, já se comprometeu a doar. “Eu já doei boneca, bola, decido na hora que vou comprar”, conta. O trabalhador reconhece o valor de doações assim. “Eu tenho cinco filhos e quando eles eram pequenos também recebi doações algumas vezes. A maioria das vezes eram roupas, eles ficavam alegres e a família toda também”, relembra. “Por isso dou muito valor em ajudar, antes tinha vontade e não podia. Agora fico ainda mais satisfeito quando participo, pois sei da importância para quem recebe”, ressalta.
Comprometimento
Campanhas solidárias fazem parte do calendário da empresa e o engajamento dos trabalhadores das obras é tão consistente que eles próprios se antecipam. “Ainda nem tinha colocado a caixa para arrecadação e já estavam me perguntando o que faríamos esse ano. É sempre bom poder contar com os colaboradores. Eles gostam de participar, ajudar, sempre são muito solidários nessas campanhas”, ressalta a técnica em segurança do trabalho da empresa, Kácia Gonçalves, que auxilia na organização das arrecadações.
O Natal Solidário da Brasal normalmente arrecada alimentos para um abrigo de idosos, mas como este ano não foi possível realizar a campanha para o Dia das Crianças, optou-se por pedir brinquedos. “Sabemos o quanto é importante para as crianças ganhar um presente nessa época do ano. Não importa o valor e sim a colaboração em prol de fazer uma criança sorrir”, destaca. “É muito gratificante poder deixar alguém feliz! Eu adoro fazer essas ações para ajudar ao próximo e fico ainda mais motivada por sempre contar com a equipe da obra. A entrega é um dia especial pra mim e pra todos os envolvidos”, afirma Kácia.
A arrecadação segue até hoje, dia 15 de dezembro, e a entrega está agendada para o dia 18 seguinte. “Todo final de ano a Brasal realiza alguma campanha solidária e agora, que tivemos um ano tão conturbado, isso se torna ainda mais necessário. É uma forma de despertarmos a esperança em nós e no próximo”, destaca o diretor da filial da incorporadora em Goiânia, Thiago Galvão.
Fonte: Assessoria
Publicações relacionadas
Módulo gratuito para associados que integra o Ademi Qualifica será ministrado por Fabiano Souza, CEO da Trajetória Consultoria e diretor de fornecedores da Ademi-PR, no dia 27/11
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Evento reúne os principais players da área para discutir tendências, inovações e perspectivas para o setor
Junto com o novo posicionamento, a empresa divulga novo site e marca, porém mantendo o seu compromisso com a qualidade dos seus produtos, a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar dos seus colaboradores