A indústria da construção no Brasil deve fechar o ano com crescimento graças ao desempenho do setor imobiliário, diz o presidente da Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), José Carlos Rodrigues Martins. Em entrevista ao UOL, o executivo que representa 92 sindicatos e associações patronais do setor da construção, presentes nas 27 unidades da Federação, diz que a retomada entretanto pode ser ameaçada por um desabastecimento de fornecedores.
Enfrentamos um sério problema chamado desabastecimento, com todas as suas consequências. A primeira consequência é o preço. Se tem desabastecimento, o preço pode subir. A segunda consequência é o ritmo da obra, que diminui.
Segundo pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) com 1.800 empresas de 27 setores na primeira quinzena de outubro, 68% dos empresários relataram falta de algum material para produção e 82% afirmaram que os preços das matérias-primas subiram em relação ao que havia antes da crise.
Apesar desse obstáculo, o presidente da Cbic diz que o setor da construção deve fechar 2020 com um balanço positivo graças ao segmento imobiliário, formado pelos empreendimentos residenciais e comerciais. Após uma retração de 2% no primeiro semestre, as vendas vêm subindo desde junho, alimentando a geração de emprego no setor, que já soma 140 mil vagas abertas no ano.
"A crise deixou as pessoas mais tempo em casa, e por isso passaram a dar mais valor ao lar. Por isso, resolveram investir em imóvel. Além disso, a taxa de juros está baixa, o que faz do imóvel um ativo real que surge como opção de investimento com potencial de valorização real", disse. Segundo ele, o setor imobiliário deve fechar 2020 com crescimento de 5% a 10% no total de unidades comercializadas.
Já outros segmentos da construção, como o de infraestrutura, seguem em marcha lenta, aguardando a retomada das obras públicas e dos programas de concessões, como no setor de saneamento, disse o executivo.
Veja aqui os principais trechos da entrevista ao UOL do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção.
Fonte: UOL
Publicações relacionadas
Módulo que integra o Ademi Qualifica foi ministrado pelo engenheiro e advogado Luiz Fernando de Melo, especialista no tema, nos últimos dias 09 e 10 de abril
Crescimento do interesse pelo perfil de moradia parte da busca pelo conceito de habitação compartilhada, do movimento de compradores mais jovens e do fluxo de investimentos para aluguéis por temporada
Espaço de convivência ao ar livre conta com diversas opções gastronômicas e espaço destinado a atividades para as crianças, com estacionamento e entrada gratuita
Localizado na Rua Mário Bitar, Wide Maristta reúne plantas amplas e ambientes sofisticados no bairro mais valorizado de Goiânia, segundo pesquisa do FipeZAP; lançamento também marca abertura da Central EBM Marista, showroom de decorados da empresa situado na Rua 147