Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% das empresas brasileiras têm perfil familiar. Porém, conforme levantamento do Banco Mundial, somente 30% dessas empresas chegam até a terceira geração e apenas metade delas sobrevive. Entre os desafios para se obter a perenidade do negócio, estão despertar os herdeiros para seu papel no futuro, seja assumindo ou não diretamente sua gestão.
Para aprofundar este tema, o presidente do conselho de Administração e Familiar do Grupo Soares, Marcelo Camorim, conduz um bate-papo com empresários do setor de incorporação imobiliária na próxima terça-feira, 18 de novembro, na sede da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-GO), no setor Marista, em Goiânia.
Com o tema ‘A sucessão começa agora”, o executivo, que é especialista em governança corporativa e em gestão empresarial, esclarecerá sobre o que é governança corporativa, e também que não é, os caminhos para formar e conduzir um conselho de família e de administração, e para envolver os herdeiros, preparando as futuras gerações para o negócio. A palestra integra a programação do projeto Ademi Qualifica, criado pela instituição para a capacitação dos empresários e suas equipes e fortalecer, assim, o setor de incorporação imobiliária no Estado.
Com formação acadêmica nas áreas de ciências contábeis, direito e economia, além de MBA em gestão empresarial pela FGV, de São Paulo, Marcelo Camorim também é especialista em governança corporativa, preparação para sucessão e em recuperação judicial. Ele é o primeiro gestor de mercado, ou seja, que não faz parte da família, a assumir a presidência do Conselho do sexagenário Grupo Soares, empresa goiana, que nasceu com a rede de lojas de materiais de construção Irmãos Soares e atualmente está formada em uma holding que tem negócios na área de incorporação imobiliária, agronegócio, tecnologia, além de novos investimentos no mercado financeiro, que irão subsidiar sua fase de expansão de negócios.
O Grupo assinou recentemente um contrato de investimentos com uma das maiores empresas focadas em venture capital do Brasil, a brasileira Bossa Invest, que tem como líder João Kepler. Com esta operação, o objetivo é investir em startups que tenham sinergia com o Grupo. Outra ação de impacto é a formação de um Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC), por meio do qual a empresa buscará recursos internos para financiar o crescimento do grupo. O processo já está em estruturação e deve ser disponibilizado ao mercado em até dois meses.
Durante a palestra na sede da Ademi-GO, Marcelo Camorim, também irá compartilhar o case de sucesso da transição da holding, que está pronta para um crescimento sustentado e estruturado após investir na implantação de mecanismos de governança corporativa e práticas de ESG, saindo de uma gestão familiar para uma gestão profissional. Embora seja uma empresa de controle familiar, as boas práticas de gestão se assemelham a uma S/A de capital aberto, constituída por experientes conselheiros independentes do mercado, além de práticas de auditoria externa por empresas internacionais.
Fonte: Assessoria