Mais de 30 profissionais do mercado imobiliário goiano marcaram presença em uma imersão sobre Orçamento, Planejamento e Controle de Obra, com o especialista Gilberto Torres em mais um curso oferecido pelo Ademi Qualifica, iniciativa da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) que visa a profissionalização do setor. O módulo integra a programação que aborda o ciclo da incorporação imobiliária, que já ofereceu um curso com duas turmas este ano. Em outubro, o tema a ser abordado será ‘Pós-Obra e Vícios Construtivos’.
Para o professor Torres, a iniciativa da Ademi-GO para profissionalizar o mercado é importante porque envolve capacitação, treinamento direto nas empresas de ponta do mercado. Tivemos tanto a participação de profissionais iniciantes quanto de média e alta gerência. Uma turma muito focada, dedicada e que se dedicou muito. Espero que consigam perceber a aplicação das orientações no dia a dia de cada um e façam a diferença”, comenta.
“O Ademi Qualifica é um projeto encantador e que atua diretamente com os profissionais que estão no mercado. Hoje em dia, as formações são segmentadas. As pessoas têm, às vezes, o conhecimento de uma grande ferramenta, de uma determinada área, mas não têm a visão global para entender onde pode utilizar a ferramenta da melhor forma. Vamos abordar os temas de forma geral, mas sem nos perder nas especificidades, como eles estão acostumados”, ressalta.
Superintendente executivo da Ademi-GO, Feliz Melazzo adianta que o próximo curso, que será realizado em outubro, vai falar sobre ‘Pós-Obra e Vícios Construtivos’, um assunto que está em alta no mercado por conta do volume de lançamentos e entregas de empreendimentos. A prática também será o foco principal deste módulo, junto com a Norma de Desempenho, que passou a ser aplicada, de fato, agora pelas empresas do setor. “Vamos trazer, para os participantes, a parte técnica de engenharia, como fazer de forma correta e, no final, abordar mais o enfoque jurídico”, explica.
O presidente da Ademi-GO, Fernando Razuk, destaca que existe um risco altíssimo quando o assunto envolve o orçamento, o planejamento e o controle da obra. “É preciso se qualificar para fazer um orçamento correto, acompanhar de perto o custo da obra, tudo na ponta do lápis para evitar prejuízos que podem ser muito grandes”, alerta. “É um processo muito longo e que precisa se ajustar. Para se ter uma ideia, passamos por momento de alta, de aquecimento, e depois em baixa, com uma alta de custo gigantesca. E isso tem forte impacto em um empreendimento. É hora de cuidar do quintal de casal, fazer a obra bem-feita e controlar o custo para tentar ter um bom resultado no final”, complementa.
O primeiro curso ministrado abordou “Análise de Viabilidade e Riscos de Incorporações Imobiliárias” e, devido à alta procura pelos profissionais, a entidade abriu uma segunda turma. O próximo curso será realizado nos dias 14, 15, 28, 29 e 31 de outubro