Queda da Selic e a tendência do mercado imobiliário

Queda da Selic e a tendência do mercado imobiliário

No início de agosto, o Copom reduziu a taxa Selic em 0,5% ao ano, o que leva a novas oportunidades no mercado de imóveis. O impacto no mercado imobiliário não virá especificamente dos 0,5% que foram reduzidos, mas, sim, do fato disso indicar o início de um novo ciclo de quedas nas taxas de juros do país. Atualmente em 13,25% ao ano, os economistas estão apostando que a Selic feche o ano de 2023 em 11,75% ao ano e, no final de 2024, chegue a 9% ao ano, segundo o relatório Focus.

Com a queda da Selic, haverá redução dos juros do financiamento imobiliário nos próximos anos, o que aumenta a demanda por imóveis, uma vez que diminui o valor das parcelas do imóvel e, consequentemente, mais pessoas passam a ter condições de comprar imóveis. Estudo realizado pela ABRAINC demonstra que a cada 1% de redução na taxa de juros do crédito imobiliário, aumenta-se a demanda por mais 1 milhão de novas habitações. Com a redução dos juros do crédito imobiliário, o mercado se aquece e, com isso, os imóveis voltam a se valorizar de forma mais intensa.

Segundo os dados da Ademi-GO, os imóveis em Goiânia tiveram valorização de 23% em 2022. Ou seja, perdeu dinheiro quem deixou o dinheiro aplicado ao invés de comprar imóveis, mesmo em um período em que os juros estavam altos e os investimentos financeiros pareciam mais atraentes. A alta no preço dos imóveis no ano passado foi em função da conjunção de um mercado aquecido e da alta no custo dos insumos da construção, gerada pelo cenário de pós-pandemia e guerra.

Para os próximos anos, o custo de construção deve continuar aumentando, dessa vez em função do aumento do custo de mão de obra. O aquecimento do mercado imobiliário nos últimos anos ocasionou a realização de 200 obras verticais simultâneas neste momento em Goiânia, além de inúmeros loteamentos, casas e obras comerciais, e tende a aumentar ainda mais, principalmente em função do novo programa Minha Casa Minha Vida.

Sendo assim, torna-se óbvio concluir que o preço dos imóveis continuará aumentando nos próximos anos, em função da tendência de aumento no custo de construção, dessa vez em função do aumento no custo de mão de obra, e com o mercado imobiliário aquecido em função da redução na taxa de juros dos financiamentos imobiliários.

Dessa forma, se de um lado as quedas da taxa Selic deixarão as aplicações financeiras ainda menos rentáveis, de outro, a tendência é que a valorização dos imóveis continue intensa nos próximos anos. Importante ressaltar que quem comprar imóvel para alugar terá como resultado a soma do retorno dos aluguéis mais a valorização do imóvel.

O investimento em imóvel é sempre uma alternativa de investimento rentável e segura, protegendo o patrimônio em momentos de crise e valorizando-se de forma intensa em momentos de juros baixos. Aproveite a oportunidade do momento, compre um imóvel de uma associada Ademi-GO e beneficie-se da valorização imobiliária dos próximos anos.

Fernando Coe Razuk

Engenheiro, empresário e presidente da Ademi-GO

Tags populares

Quer enviar um e-mail pra gente? Acesse nossa página de contato.

Filtrar