Pesquisa da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) junto às suas 49 associadas grandes fornecedoras de insumos mostrou que 59% delas consideraram o faturamento em agosto muito bom ou bom; 35% informaram ter sido regular, e 6%, ruim ou muito ruim. Os percentuais se mantiveram quando as empresas foram indagadas sobre a expectativa para o faturamento de setembro.
Segundo a pesquisa, 29% das empresas manifestaram otimismo sobre as ações do governo (contra 27% em julho), 59% indiferença (antes, 65%) e 12% pessimismo (8% no mês anterior). Após atingir a marca de 8% em maio de 2019, o número de associadas otimistas cresceu pelo terceiro mês consecutivo.
A variação do otimismo, entretanto, não influenciou positivamente as pretensões de investimento do setor no médio prazo. Das associadas da entidade, 65% informaram ter pretensões de investimento para os próximos 12 meses – diminuição de 4 pontos percentuais em relação ao mês anterior e 5 pontos percentuais em comparação a junho.
O índice de utilização da capacidade instalada diminuiu de 73% em julho, para 71% em agosto.
Na avaliação do presidente da Abramat, Rodrigo Navarro, “os diferentes índices e pesquisas apontam para um cenário menos turbulento nos próximos meses, se mantidas as tendências de retomada do investimento e de aumento da demanda. Vemos no segundo semestre de 2019 um momento importante para a confirmação da retomada do crescimento econômico doméstico e estamos trabalhando nesse sentido.”
Fonte: Sinduscon-SP
Publicações relacionadas
Na última terça-feira (30/09), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, esteve na sede da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) para um debate com concreteiras, construtoras e representantes do setor.
Campanha dá visibilidade à importância da saúde mental e conta com adesão de iniciativas governamentais e de empresas privadas em todo o país
Maior evento jurídico do segmento imobiliário foi realizado na capital federal, nos dias 18 e 19 de setembro, com debates sobre tecnologia e inovação nos negócios do setor