Pesquisa da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) junto às suas 49 associadas grandes fornecedoras de insumos mostrou que 59% delas consideraram o faturamento em agosto muito bom ou bom; 35% informaram ter sido regular, e 6%, ruim ou muito ruim. Os percentuais se mantiveram quando as empresas foram indagadas sobre a expectativa para o faturamento de setembro.
Segundo a pesquisa, 29% das empresas manifestaram otimismo sobre as ações do governo (contra 27% em julho), 59% indiferença (antes, 65%) e 12% pessimismo (8% no mês anterior). Após atingir a marca de 8% em maio de 2019, o número de associadas otimistas cresceu pelo terceiro mês consecutivo.
A variação do otimismo, entretanto, não influenciou positivamente as pretensões de investimento do setor no médio prazo. Das associadas da entidade, 65% informaram ter pretensões de investimento para os próximos 12 meses – diminuição de 4 pontos percentuais em relação ao mês anterior e 5 pontos percentuais em comparação a junho.
O índice de utilização da capacidade instalada diminuiu de 73% em julho, para 71% em agosto.
Na avaliação do presidente da Abramat, Rodrigo Navarro, “os diferentes índices e pesquisas apontam para um cenário menos turbulento nos próximos meses, se mantidas as tendências de retomada do investimento e de aumento da demanda. Vemos no segundo semestre de 2019 um momento importante para a confirmação da retomada do crescimento econômico doméstico e estamos trabalhando nesse sentido.”
Fonte: Sinduscon-SP
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte