Pesquisa da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) junto às suas 49 associadas grandes fornecedoras de insumos mostrou que 59% delas consideraram o faturamento em agosto muito bom ou bom; 35% informaram ter sido regular, e 6%, ruim ou muito ruim. Os percentuais se mantiveram quando as empresas foram indagadas sobre a expectativa para o faturamento de setembro.
Segundo a pesquisa, 29% das empresas manifestaram otimismo sobre as ações do governo (contra 27% em julho), 59% indiferença (antes, 65%) e 12% pessimismo (8% no mês anterior). Após atingir a marca de 8% em maio de 2019, o número de associadas otimistas cresceu pelo terceiro mês consecutivo.
A variação do otimismo, entretanto, não influenciou positivamente as pretensões de investimento do setor no médio prazo. Das associadas da entidade, 65% informaram ter pretensões de investimento para os próximos 12 meses – diminuição de 4 pontos percentuais em relação ao mês anterior e 5 pontos percentuais em comparação a junho.
O índice de utilização da capacidade instalada diminuiu de 73% em julho, para 71% em agosto.
Na avaliação do presidente da Abramat, Rodrigo Navarro, “os diferentes índices e pesquisas apontam para um cenário menos turbulento nos próximos meses, se mantidas as tendências de retomada do investimento e de aumento da demanda. Vemos no segundo semestre de 2019 um momento importante para a confirmação da retomada do crescimento econômico doméstico e estamos trabalhando nesse sentido.”
Fonte: Sinduscon-SP
Publicações relacionadas
Módulo gratuito para associados que integra o Ademi Qualifica será ministrado por Fabiano Souza, CEO da Trajetória Consultoria e diretor de fornecedores da Ademi-PR, no dia 27/11
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Evento reúne os principais players da área para discutir tendências, inovações e perspectivas para o setor
Junto com o novo posicionamento, a empresa divulga novo site e marca, porém mantendo o seu compromisso com a qualidade dos seus produtos, a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar dos seus colaboradores