O Senado Federal aprovou nesta quinta-feira o novo marco regulatório para o saneamento básico no país. O Projeto de Lei nº 3.261/2019, apresentado por Tasso Jereissati (PSDB-CE), segue agora para a Câmara dos Deputados. O texto substitui a Medida Provisória 868/2018, que perdeu a validade antes de ser votada.
Entre as principais mudanças trazidas pela proposta, está a ampliação das possibilidades de exploração privada dos serviços de saneamento. A Agência Nacional de Águas (ANA) se encarregará de estabelecer regras para o setor, que devem “estimular a livre concorrência, a competitividade, a eficiência e a sustentabilidade econômica na prestação dos serviços”, além de “buscar a universalização e a modicidade tarifária”.
O vice-presidente de Infraestrutura da Câmara Brasileira da Indústria da Comunicação (CBIC), Carlos Eduardo Lima Jorge, comenta a importância do projeto. “O novo marco regulatório permitirá ampliar a oferta de serviços de saneamento, oferecidos à população”, diz.
O PL foi aprovado após receber sete emendas por parte do relator, Roberto Rocha (PSDB-MA), dentre as quais duas tiveram especial destaque. Uma garante a prestação dos serviços, inclusive nas regiões mais afastadas do país, com a realização de licitações em blocos de municípios, agregando cidades mais e menos rentáveis.
A outra emenda permite a contratação da empresa estadual por dispensa de licitação, na hipótese de a licitação para concessão dos serviços ficar deserta ou sem viabilidade econômica que justifique a privatização.
“Os destaques aprovados no Senado alteraram alguns pontos importantes estabelecidos no PL 3.261 apresentado pelo Senador Tasso Jereissati , visando acomodar as demandas das companhias estatais. Agora, na Câmara, o projeto poderá ser aperfeiçoado”, acrescenta Lima Jorge.
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação