Especialistas internacionais e brasileiros estarão reunidos no 2º Seminário Internacional: A Era BIM, que será realizado no dia 22 de agosto, das 8h às 18h30, no Teatro Itália, em São Paulo, com o desafio de impulsionar o uso dessa ferramenta no mercado nacional. O evento promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco) já está com inscrições abertas pelo site.
No Brasil, apenas cerca de 10% das empresas adotam o BIM (Building Information Modelling). Por isso, em 2017, o Governo Federal criou o Comitê Estratégico de Implementação do BIM; e pelo Decreto nº 9.377, de 17 de maio de 2018, instituiu a Estratégica BIM BR. A meta é que 80% das companhias utilizem essa ferramenta até 2028.
O seminário traz como keynote speakers o israelense Rafael Sacks, autor do Handbook BIM, o holandês Hugo Mulder, diretor da Arup, o português José Carlos Lino e Ricardo Codinhoto, da Universidade de Bath (UK).
A programação traz painéis temáticos que tratarão do BIM e as contratações em infraestrutura. O encontro terá ainda apresentação de experiência de estatais e órgãos públicos com a contratação e o recebimento de projetos e obras utilizando plataformas BIM.
“O uso do BIM vai além das possibilidades do planejamento e do controle de todas as etapas de uma obra, com uma ferramenta capaz de oferecer detalhes do objeto contratado. A tecnologia é uma vacina contra a corrupção e o desperdício de dinheiro público”, analisa o engenheiro Carlos Mingione, presidente do Sinaenco.
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
Módulo gratuito para associados que integra o Ademi Qualifica será ministrado por Fabiano Souza, CEO da Trajetória Consultoria e diretor de fornecedores da Ademi-PR, no dia 27/11
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Evento reúne os principais players da área para discutir tendências, inovações e perspectivas para o setor
Junto com o novo posicionamento, a empresa divulga novo site e marca, porém mantendo o seu compromisso com a qualidade dos seus produtos, a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar dos seus colaboradores