Especialistas internacionais e brasileiros estarão reunidos no 2º Seminário Internacional: A Era BIM, que será realizado no dia 22 de agosto, das 8h às 18h30, no Teatro Itália, em São Paulo, com o desafio de impulsionar o uso dessa ferramenta no mercado nacional. O evento promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco) já está com inscrições abertas pelo site.
No Brasil, apenas cerca de 10% das empresas adotam o BIM (Building Information Modelling). Por isso, em 2017, o Governo Federal criou o Comitê Estratégico de Implementação do BIM; e pelo Decreto nº 9.377, de 17 de maio de 2018, instituiu a Estratégica BIM BR. A meta é que 80% das companhias utilizem essa ferramenta até 2028.
O seminário traz como keynote speakers o israelense Rafael Sacks, autor do Handbook BIM, o holandês Hugo Mulder, diretor da Arup, o português José Carlos Lino e Ricardo Codinhoto, da Universidade de Bath (UK).
A programação traz painéis temáticos que tratarão do BIM e as contratações em infraestrutura. O encontro terá ainda apresentação de experiência de estatais e órgãos públicos com a contratação e o recebimento de projetos e obras utilizando plataformas BIM.
“O uso do BIM vai além das possibilidades do planejamento e do controle de todas as etapas de uma obra, com uma ferramenta capaz de oferecer detalhes do objeto contratado. A tecnologia é uma vacina contra a corrupção e o desperdício de dinheiro público”, analisa o engenheiro Carlos Mingione, presidente do Sinaenco.
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte