Ainda sem vacinas e tratamentos específicos e cientificamente comprovados contra a Covid-19, médicos e especialistas da área buscam no plasma de pessoas que tiveram essa doença os anticorpos que podem proporcionar uma recuperação mais rápida e menos tempo de internação e de UTI para pacientes que apresentam sinais de gravidade da doença. Desde o início da pandemia, em março, Goiás registrou mais de 230 mil casos dos mais de 5 milhões de contaminados pelo vírus em todo País. Das mais de 151 mil mortes causadas pela doença no Brasil, cerca de 5 mil foram em Goiás.
Com isso, o Seconci Goiás (Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás), em parceria com o Hemolabor, tem se mobilizado para incentivar os trabalhadores do setor que já tiveram a doença a fazer a doação de plasma convalescente, parte líquida do sangue coletado em quem já adquiriu a Covid-19.
Segundo a assistente social do Seconci Goiás, Joicy Lopes, a campanha Seconci em Prol da Vida/Doação de Plasma surgiu com o objetivo de sensibilizar empresas da construção civil para incentivar os colaboradores a doar plasma e salvar vidas de pessoas que apresentam sinais de gravidade da doença. “A entidade é incentivadora e intermediadora entre as empresas associadas e o Hemolabor. Estamos realizando uma campanha de divulgação da ação no intuito de mobilizar e orientar cada empresa e seus colaboradores para obtenção do maior número de adeptos à iniciativa”, destaca a assistente social.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso de plasma convalescente como tratamento contra a Covid-19 trata-se de um procedimento experimental. A agência divulgou em abril uma nota técnica com orientações sobre o uso desse material para pesquisadores e médicos. Algumas pesquisas apresentam bons resultados do tratamento como a publicada no jornal acadêmico American Journal of Pathology, publicação da Sociedade Americana de Patologia Investigativa, que indicou a eficácia do tratamento com 316 pacientes com Covid-19 internados entre 28 de março e 6 de julho nos Estados Unidos.
Doações de plasma
Segundo o presidente do Seconci Goiás, Yuri Vaz de Paula, as campanhas de doações fazem parte de um conjunto de ações já desenvolvidas pela entidade para ajudar a sociedade em momentos de dificuldade. “Já fizemos neste ano uma campanha de doação de sangue em um momento em que os estoques estavam mais baixos por conta da pandemia e a iniciativa para a doação de plasma nasceu como uma preocupação de todo setor da construção em ajudar quem está em tratamento da Covid-19”, destaca o presidente.
Para fazer as doações, os interessados devem primeiramente comparecer à triagem na sede do Hemolabor, no Setor Aeroporto, sem agendamento prévio de segunda a sexta-feira, entre 8h e 12 horas e das 13h às 16 horas e agendar individualmente a doação do plasma em data posterior. Os doadores devem preencher alguns pré-requisitos para participar da triagem, como apresentar um exame positivo para Covid-19 (PCR COVID-19, Sorologia IgA, IgM ou IgG); ter idade entre 18 e 60 anos; ter mais de 55 kg; estar sem sintomas da doença por, pelo menos, 14 dias após recuperação plena da doença; identificar-se com documento original com foto emitido por órgão oficial.
O tempo de doação do plasma é de cerca de 60 minutos e, após a doação de sangue, o doador que apresentar febre ou outros sintomas característicos da Dengue, Zika ou Chikungunya, em até sete dias, deve entrar em contato com o Hemolabor pelo telefone (62) 3605-6600, mesmo canal para solucionar qualquer dúvida quanto ao procedimento.
Serviço
Campanha Seconci em Prol da Vida | Doação de Plasma
Data da Triagem: segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h às 16 horas.
Endereço: Hemolabor (Rua 5-A, nº 90, Setor Aeroporto).
Requisitos para Doação de Plasma nas redes sociais (Instagram e Facebook) do Seconci-GO (@seconcigoias).
Fonte: Assessoria
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte