A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio das comissões da Indústria Imobiliária (CII) e de Infraestrutura (COP), em conjunto com a Caixa e o Ministério das Cidades, realizou no dia 13 de novembro o seminário "Oportunidades de Investimentos em Operações Urbanas Consorciadas". O evento promovido pelo Sinduscon-Rio, Ademi-RJ e Firjan, com correalização do SENAI Nacional, reuniu empresários do ramo de construção civil, investidores do mercado financeiro, prefeituras, governo do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
O seminário foi realizado na região portuária do Rio de Janeiro, que vem a ser a maior Operação Urbana Consorciada do Brasil e uma das maiores do mundo, com mais de 5 milhões de m², investimentos na ordem de R$ 8 bilhões, com 87% das obras concluídas. O objetivo do evento foi divulgar as Operações Urbanas Consorciadas e Parceria Público-Privada (PPP) aos entes municipais, estaduais e aos empresários do setor da construção civil.
As Operações Urbanas Consorciadas são o conjunto de intervenções e medidas coordenadas pelo poder público municipal, com a participação dos proprietários, moradores, usuários permanentes e investidores privados. O objetivo é alcançar transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e a valorização ambiental da região na área abrangida pelas operações.
A vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias, Deusdina dos Reis Pereira, participou do seminário e destacou os motivos da aprovação do investimento com recursos do FGTS na região portuária do Rio de Janeiro. “Em 2011, a aprovação dos investimentos do FGTS para revitalização da região portuária do Rio de Janeiro foi alicerçada em seu potencial turístico, no empreendedorismo e na reintegração daquele local, hoje de suma importância para o desenvolvimento desta cidade.”
Participaram da frente de abertura do evento, o diretor de Gestão de Risco e Reabilitação Urbana do Ministério das Cidades, Marcus Vinícius Rego, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio), Roberto Kauffmann, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região Porto Maravilha (CDURP), Antonio Carlos Barbosa e o presidente da Comissão da Indústria Imobiliária, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Celso Petrucci. (Com informações da Caixa)
Publicações relacionadas
Integração entre processos bem planejados e o uso da tecnologia integrada à mão de obra para garantir mais velocidade e maturidade às empresas foi o foco do último módulo do ano
Módulo gratuito para associados que integra o Ademi Qualifica será ministrado por Fabiano Souza, CEO da Trajetória Consultoria e diretor de fornecedores da Ademi-PR, no dia 27/11
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Evento reúne os principais players da área para discutir tendências, inovações e perspectivas para o setor