O mercado imobiliário se animou com redução dos juros e aumento da concorrência entre os bancos. Após o anúncio da Caixa Econômica Federal de uma taxa efetiva mínima para imóveis residenciais de 7,5% ao ano e máxima de 9,5% ao ano, mais a TR – a taxa referencial, – os agentes do ramo que projetam um bom cenário, especialmente para 2020.
O economista chefe do Secovi, Sindicato da Habitação, Celso Petrucci afirma que a oferta de crédito está em alta.”Facilita muito a vida do adquirente de imóvel. Essa taxa já ocasiona uma maior procura por imóveis prontos, usados. Estamos começando a sentir essa melhoria no mercado em função da redução da taxa de juros em todos os bancos.”
O otimismo está de volta ao setor. De acordo com o vice-presidente da Abecip, José Ramos Rocha Neto, isso se deve a melhora nos índices da economia do país. “Nós estamos muito animados com o setor imobiliário. Temos tido bons indicadores na economia, a diminuição do desemprego, melhores indicadores de aumento de renda, os indicadores de crédito têm se expandido mês atrás de mês, a inadimplência está em queda.”
A compra de um imóvel é um investimento de longo prazo e a decisão de encarar uma operação como esta é das mais difíceis. O presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, Luis Antônio França aponta que a perspectiva é de aumento número de lançamentos e diz que é um bom momento para aqueles que desejam concretizar o sonho da casa própria.
“Com a redução da taxa de juros, as parcelas ficam menores. Não tenho dúvidas de que, quem já estava pensando em comprar, vai tomar a decisão agora. O maior volume das compras é feito com operação aonde as pessoas tomam empréstimos nos bancos para comprar seus imóveis”, afirma França.
No final das contas, se seguir esta cartilha, o consumidor pode economizar bastante no momento da assinatura do contrato.
Fonte: Jovem Pan
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte