Há mais um relevante indicador do mercado imobiliário paulistano recém-divulgado, revelando um recorde, em 2019, do número de alvarás de construção de empreendimentos verticais concedidos pela Prefeitura do Município de São Paulo (PMSP). É provável, portanto, que se verifique uma intensificação da oferta de imóveis residenciais na capital, o que só dependerá das condições de oferta e procura.
A pesquisa sobre os alvarás foi feita pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e se baseia em dados oficiais. Denominada Indicador Antecedente do Mercado Imobiliário, mostra que, no ano passado, 909 projetos de construção de edifícios foram aprovados, com alta de 29% em relação a 2018. É um recorde histórico, alcançado após um ano também promissor – em 2018, o número de alvarás da capital havia crescido 36,4% em relação a 2017. Ao contrário, no triênio 2015/2017 havia ocorrido uma queda do volume de projetos aprovados.
A evolução positiva do número de alvarás ocorreu em todo o município, com destaque para as regiões leste e sul. A zona leste concentrou 43,6% dos alvarás de 2019. Na zona sul, houve crescimento de 65,1% do número de alvarás na comparação com 2018. Entre 2018 e 2019, o acréscimo de número de alvarás foi de 42,1% na zona norte; de 45,1% na zona oeste; e de 35% no Centro.
O recorde de alvarás registrado pela AbrainC segue-se à última pesquisa do sindicato da habitação (SecoviSP) apontando para recordes de lançamentos e de vendas em 2019. Cabe não ignorar os riscos de que após uma fase de recessão na economia brasileira e no setor de imóveis se siga um período de retomada eufórica no segmento. É prudente evitar esse risco, já vivido pelo setor de imóveis no início da década e que deixou sequelas.
As decisões tomadas no mercado de imóveis têm consequências no longo prazo, tanto entre o lançamento de um projeto e sua conclusão como após a aquisição da unidade pelo comprador final. Este comprador, para adquirir um imóvel, costuma tomar um crédito de longuíssimo prazo, que pode ser igual ou mesmo superior a três décadas.
Está em curso o fortalecimento do mercado imobiliário paulistano, algo visível nos preços de vendas e de aluguéis. A queda de juros tem alto impacto sobre as prestações dos financiamentos.
Fonte: Estadão
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte