QUEDA DA SELIC AUMENTA EXPECTATIVA NO MERCADO IMOBILIÁRIO, DIZ VICE-PRESIDENTE DA ADEMI-GO

O vice-presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Estado de Goiás (Ademi-GO), Fernando Razuk, disse à Sagres 730 na quinta-feira (12), que o mercado imobiliário foi impactado positivamente com o corte da taxa básica de juros da economia brasileira em 0,5 ponto percentual pela quarta vez seguida.

Segundo Razuk, o mercado imobiliário funciona de forma “inversamente proporcional ao juros”, ou seja, “quando o juros baixa, cai significativamente o valor das parcelas, facilita a compra do imóvel e mais pessoas têm condições de comprar um imóvel, então isso aumenta a demanda, o mercado aquece e com aquecimento do mercado o preço sobe, gerando um ciclo positivo”.

O veredito do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, derruba a Selic 4,5% ao ano, menor patamar da história. Nesta semana o Banco do Brasil também passou a oferecer a contratação de financiamento imobiliário indexado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). As taxas de juros começam em 3,45% ao ano + IPCA e variam conforme o prazo da operação e o nível de relacionamento do cliente com a instituição financeira. A Caixa Econômica Federal lançou a modalidade em agosto, enquanto bancos privados ainda não oferecem o produto.

De acordo com o vice-presidente da Ademi-GO, 2019 está fechando o terceiro ano de alta nas vendas, deve fechar este ano com crescimento de pelo menos 10% projetando dados até outubro. “Sem dúvida a queda dos juros é um fator muito positivo e essa nova modalidade do financiamento do imobiliário que o Banco do Brasil lançou, vem na linha da Caixa Econômica fez em agosto que indexa o financiamento ao IPCA, consequentemente consegue baixar os juros, uma taxa de juros de 3,45% é muito abaixo da menor taxa que já teve na história do país, isso diminui o valor da parcela inicial”.

Ouça aqui a entrevista completa.

Fonte: Portal Sagres

Publicações relacionadas

Tags populares

Quer enviar um e-mail pra gente? Acesse nossa página de contato.

Filtrar