O vice-presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Estado de Goiás (Ademi-GO), Fernando Razuk, disse à Sagres 730 na quinta-feira (12), que o mercado imobiliário foi impactado positivamente com o corte da taxa básica de juros da economia brasileira em 0,5 ponto percentual pela quarta vez seguida.
Segundo Razuk, o mercado imobiliário funciona de forma “inversamente proporcional ao juros”, ou seja, “quando o juros baixa, cai significativamente o valor das parcelas, facilita a compra do imóvel e mais pessoas têm condições de comprar um imóvel, então isso aumenta a demanda, o mercado aquece e com aquecimento do mercado o preço sobe, gerando um ciclo positivo”.
O veredito do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, derruba a Selic 4,5% ao ano, menor patamar da história. Nesta semana o Banco do Brasil também passou a oferecer a contratação de financiamento imobiliário indexado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). As taxas de juros começam em 3,45% ao ano + IPCA e variam conforme o prazo da operação e o nível de relacionamento do cliente com a instituição financeira. A Caixa Econômica Federal lançou a modalidade em agosto, enquanto bancos privados ainda não oferecem o produto.
De acordo com o vice-presidente da Ademi-GO, 2019 está fechando o terceiro ano de alta nas vendas, deve fechar este ano com crescimento de pelo menos 10% projetando dados até outubro. “Sem dúvida a queda dos juros é um fator muito positivo e essa nova modalidade do financiamento do imobiliário que o Banco do Brasil lançou, vem na linha da Caixa Econômica fez em agosto que indexa o financiamento ao IPCA, consequentemente consegue baixar os juros, uma taxa de juros de 3,45% é muito abaixo da menor taxa que já teve na história do país, isso diminui o valor da parcela inicial”.
Ouça aqui a entrevista completa.
Fonte: Portal Sagres
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte