A produtividade por hora trabalhada no país recuou 1,1% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o primeiro trimestre de 2018. A pesquisa é da Fundação Getúlio Vargas e foi divulgada segunda-feira (17).
O dado é calculado com base nas Contas Trimestrais e na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No trimestre anterior, a produtividade havia crescido 0,1%. Considerando-se os grandes setores da economia, apenas a agropecuária teve alta na produtividade do trabalho, na comparação do primeiro trimestre do ano com o mesmo período de 2018. A taxa foi de 0,4%.
Na indústria e nos serviços, houve recuo de 1,2% na mesma base de comparação.
No acumulado de quatro trimestres, a produtividade no trabalho recuou 0,3%.
Entre os setores, apenas os serviços tiveram queda, de 0,8%, nesse tipo de comparação. Na indústria, houve crescimento de 0,6% e, na agropecuária, de 1,5%.
Fonte: Rádio Agência Nacional
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte