O IGMI-R (Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial), que mede a variação dos preços dos imóveis em dez capitais, registrou alta de 0,26% em outubro, ligeiramente inferior à variação do mês anterior (0,32%). O indicador é apurado pela Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança).
Já a taxa acumulada em 12 meses continuou acelerando, passando dos 2,55% verificados em setembro para 2,74% – portanto, acima da variação acumulada do IPCA no mesmo período, de 2,54%.
Os desempenhos individuais das dez capitais analisadas revelam variações diferentes. São Paulo registrou elevação de 0,39% em outubro, e de 4,86% em 12 meses. Na mesma tendência de recuperação real de valores, estão Curitiba (0,33% no mês e 3,28% em 12 meses), Salvador (0,46% e 2,72%) e Brasília (0,58% e 2,67%).
As demais capitais apresentam recomposição em termos nominais, tanto no acumulado em 12 meses quanto na comparação entre os primeiros 10 meses de 2019 contra 2018.
Em outubro, Rio de Janeiro e Fortaleza foram os destaques negativos do mês de outubro, apresentando variações de -0,1% e -0,15% no mês. Nos dois casos, apesar das variações acumuladas em 12 meses continuaram positivas, houve desaceleração em relação aos resultados de setembro.
Das dez capitais, São Paulo é a que apresenta uma recuperação mais clara do nível de atividades do mercado imobiliário residencial. A retomada dos preços na cidade em termos reais, ainda que lentamente, acompanha um conjunto de indicadores ligados a aumentos de vendas e novos lançamentos nos últimos meses.
Na avaliação da Abecip, do ponto de vista macroeconômico, os efeitos positivos de quedas nas taxas de juros e de estímulos como a liberação de parte do FGTS já se fazem sentir em indicadores de consumo das famílias. O desempenho do setor imobiliário residencial em São Paulo poderá aos poucos se disseminar entre as demais regiões do país, na medida em que o aumento da confiança de consumidores e empresários possibilite a retomada dos investimentos em geral.
Fonte: Sinduscon-SP
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação