PREÇOS DOS IMÓVEIS RESIDENCIAIS SEGUEM EM RECUPERAÇÃO

O IGMI-R (Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial), que mede a variação dos preços dos imóveis em dez capitais, registrou alta de 0,26% em outubro, ligeiramente inferior à variação do mês anterior (0,32%). O indicador é apurado pela Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança).

Já a taxa acumulada em 12 meses continuou acelerando, passando dos 2,55% verificados em setembro para 2,74% – portanto, acima da variação acumulada do IPCA no mesmo período, de 2,54%.

Os desempenhos individuais das dez capitais analisadas revelam variações diferentes. São Paulo registrou elevação de 0,39% em outubro, e de 4,86% em 12 meses. Na mesma tendência de recuperação real de valores, estão Curitiba (0,33% no mês e 3,28% em 12 meses), Salvador (0,46% e 2,72%) e Brasília (0,58% e 2,67%).

As demais capitais apresentam recomposição em termos nominais, tanto no acumulado em 12 meses quanto na comparação entre os primeiros 10 meses de 2019 contra 2018.

Em outubro, Rio de Janeiro e Fortaleza foram os destaques negativos do mês de outubro, apresentando variações de -0,1% e -0,15% no mês. Nos dois casos, apesar das variações acumuladas em 12 meses continuaram positivas, houve desaceleração em relação aos resultados de setembro.

Das dez capitais, São Paulo é a que apresenta uma recuperação mais clara do  nível de atividades do mercado imobiliário residencial. A retomada dos preços na cidade em termos reais, ainda que lentamente, acompanha um conjunto de indicadores ligados a aumentos de vendas e novos lançamentos nos últimos meses.

Na avaliação da Abecip, do ponto de vista macroeconômico, os efeitos positivos de quedas nas taxas de juros e de estímulos como a liberação de parte do FGTS já se fazem sentir em indicadores de consumo das famílias. O desempenho do setor imobiliário residencial em São Paulo poderá aos poucos se disseminar entre as demais regiões do país, na medida em que o aumento da confiança de consumidores e empresários possibilite a retomada dos investimentos em geral.

Fonte: Sinduscon-SP

Publicações relacionadas

Tags populares

Quer enviar um e-mail pra gente? Acesse nossa página de contato.

Filtrar