O IGMI-R (Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial), que mede a variação dos preços dos imóveis em dez capitais, registrou alta de 0,26% em outubro, ligeiramente inferior à variação do mês anterior (0,32%). O indicador é apurado pela Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança).
Já a taxa acumulada em 12 meses continuou acelerando, passando dos 2,55% verificados em setembro para 2,74% – portanto, acima da variação acumulada do IPCA no mesmo período, de 2,54%.
Os desempenhos individuais das dez capitais analisadas revelam variações diferentes. São Paulo registrou elevação de 0,39% em outubro, e de 4,86% em 12 meses. Na mesma tendência de recuperação real de valores, estão Curitiba (0,33% no mês e 3,28% em 12 meses), Salvador (0,46% e 2,72%) e Brasília (0,58% e 2,67%).
As demais capitais apresentam recomposição em termos nominais, tanto no acumulado em 12 meses quanto na comparação entre os primeiros 10 meses de 2019 contra 2018.
Em outubro, Rio de Janeiro e Fortaleza foram os destaques negativos do mês de outubro, apresentando variações de -0,1% e -0,15% no mês. Nos dois casos, apesar das variações acumuladas em 12 meses continuaram positivas, houve desaceleração em relação aos resultados de setembro.
Das dez capitais, São Paulo é a que apresenta uma recuperação mais clara do nível de atividades do mercado imobiliário residencial. A retomada dos preços na cidade em termos reais, ainda que lentamente, acompanha um conjunto de indicadores ligados a aumentos de vendas e novos lançamentos nos últimos meses.
Na avaliação da Abecip, do ponto de vista macroeconômico, os efeitos positivos de quedas nas taxas de juros e de estímulos como a liberação de parte do FGTS já se fazem sentir em indicadores de consumo das famílias. O desempenho do setor imobiliário residencial em São Paulo poderá aos poucos se disseminar entre as demais regiões do país, na medida em que o aumento da confiança de consumidores e empresários possibilite a retomada dos investimentos em geral.
Fonte: Sinduscon-SP
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte