Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apontam que o mercado imobiliário brasileiro retomou seu ritmo de crescimento. Segundo a entidade, a venda e o lançamento de unidades residenciais cresceram no primeiro trimestre de 2019, com alta de 9% e de 4%, respectivamente.
O financiamento de imóveis com recursos da poupança também cresceu. Nos primeiros cinco meses de 2019, o volume chegou a quase 40% e ultrapassou R$ 27 bilhões. O montante viabilizou a compra de 104 mil imóveis no país, resultado 31% superior ao apurado no mesmo período do ano passado.
Como exemplo para o fim do cenário de estagnação do mercado, a CBIC cita o Estado do Paraná, onde o número de apartamentos novos lançados em sua capital (Curitiba) subiu 18% no primeiro semestre deste ano, frente ao mesmo período de 2018. De acordo com a última pesquisa divulgada pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), foram 855 novos imóveis residenciais ofertados no mercado no acumulado de 2019 até junho.
Para o presidente da Ademi-PR, Leonardo Pissetti, o aumento da produção no mercado é resultado não só do otimismo dos empresários em relação à economia, mas também da redução da taxa de juros no País.
O crescimento do mercado foi ainda maior se consideradas as operações realizadas dentro do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). De janeiro até junho deste ano, os financiamentos totalizaram R$ 33,7 bilhões, 33% a mais que o volume do mesmo período de 2018, segundo pesquisa da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).
Fonte: AECweb
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte