O coronavírus (Covid-19) impactou praticamente todas as pessoas e áreas da economia. Apesar disso, o setor imobiliário – que estava em alta no momento em que a pandemia começou – parece ainda estar em um cenário promissor. Uma pesquisa da consultoria Brain Inteligência Estratégica revelou que 55% dos entrevistados ainda desejam adquirir um imóvel em 2020.
O levantamento foi feito a partir de um banco de dados de pesquisas anteriores da empresa, com mais de 30 mil pessoas. A amostra também contou com 600 pessoas entrevistadas, com uma média de idade de 41 anos entre os participantes.
Para Fábio Tadeu Araújo, sócio-diretor da empresa, a alta expectativa é referente ao mercado imobiliário ser seguro e às condições atuais do setor. “Ainda temos condições. Seria negativo se 90% estivessem adiando a compra ou a locação de um imóvel, mas essa e outras pesquisas apontam que a maioria irá manter o cronograma normalmente”, afirma ele.
O otimismo no setor também pode ser explicado por ele ser um dos prioritários no recebimento de incentivos do governo federal, já que é um dos responsáveis por grandes demandas de empregos, além de segurança e resistência de parte dos ativos financeiros.
Em uma pesquisa realizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em março, mais da metade (56%) das 362 empresas consultadas pretende continuar suas agendas de lançamentos. Desses, 13% esperam o segundo semestre do ano para estrear seus produtos normalmente, 18% adiaram os lançamentos em até 120 dias em qualquer circunstância e 25% farão o mesmo com um prazo de até 60 dias.
Alternativas de venda
Como há a quarentena decretada pelos estados e municípios, fica inviável comprar qualquer coisa – desde que não esteja listado nos itens essenciais – de forma presencial. Deste modo, o setor imobiliário também se adaptou para continuar operando de forma remota, por meio da internet.
Fonte: Planeta Folha
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte