Uma pesquisa feita pela Terral Incorporadora apontou que o desenvolvimento imobiliário no entorno de parques da capital, como o Areião, Vaca Brava e Flamboyant, se deve à preferência do goianiense em morar próximo a área verdes. Com isso, a incorporadora vai lançar um prédio com apartamentos menores e com foco no público de classe média.
O diretor da Terral Incorporadora, Marcelo Borges, explica que os preços dos terrenos próximos a parques são mais altos e, por isso, os projetos com apartamentos maiores e de luxo acabam tendo maior viabilidade financeira. “O metro quadrado no entorno dos parques geralmente custa 25% a mais do que no restante do bairro”, diz Marcelo.
Segundo Censo Demográfico feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, Goiânia é a cidade mais arborizada do Brasil, com 89,5% de seu território coberto por árvores. A maior parte dessa massa verde está localizada em cerca de 40 parques da cidade. Os imóveis próximos a esses espaços estão entre os mais desejados pelos goianienses.
Uma pesquisa feita em 2018 pela Core Intelligence, com moradores da capital, mostrou que 97,3% dos entrevistados consideram que a proximidade com um parque é um grande atrativo para se comprar um imóvel.
A Terral Incorporadora mostrou que caminhar em áreas verdes é a segunda atividade de lazer mais praticada entre as pessoas ouvidas, com um percentual de 12,4%, perdendo apenas para programas com a família, que está em 21,2% da preferência entre os entrevistados.
Segundo a pesquisa feita pela incorporadora, em 2009 o preço médio do metro quadrado no entorno do parque Areião era de R$ 4.000, e em 2019 saltou para R$ 9.000, uma valorização de 125% em dez anos. O Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM) do período ficou em 71,95%. O parque é localizado entre os bairros Pedro Ludovico, Marista e Bela Vista.
Segundo o diretor, apesar de mais caros, há uma demanda constante por imóveis perto de parques e que essa predileção dos goianienses levou a Terral Incorporadora a apostar em um empreendimento na orla do Parque Areião, um dos mais tradicionais de Goiânia.
Vereda Areião
O Vereda Areião, que será lançado em junho, localizado em frente ao parque, conta com apartamentos de dois e três quartos, com metragens menores que as unidades de luxo que são comumente encontradas no seu entorno. Os tamanhos são de 111m², com três suítes, e 66m², com dois quartos e uma suíte.
Segundo Marcelo Borges, o empreendimento da Terral ficará na Rua 90, na orla do parque. Além da concorrida vista, a compra de um imóvel desses é considerada um investimento com retorno garantido. “Desenvolvemos um projeto que irá democratizar o acesso a esse bem-estar que se tem quando se mora perto de uma área verde tão bonita como o Areião”, afirma Marcelo.
Fonte: G1 Goiás
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte