Qual é o papel das novas tecnologias nas cidades, ecossistemas, empresas e sociedades? Este será o foco de um dos painéis de destaque na área de sustentabilidade, previstos para o Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic). O debate faz parte das atividades planejadas pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) – promovedora do evento – e contará com palestrantes internacionais de renome.
O evento ocorrerá de 15 a 17 de maio, na Barra da Tijuca, e contará com a participação de empresários, acadêmicos, representantes de entidades do setor da construção e do governo. As inscrições estão abertas.
O presidente do Parque de Inovação La Salle Technova, Josep Miguel Piqué, o arquiteto, urbanista e gerente de projetos, Edson Yabiku e o ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, estão confirmados no painel, que ocorrerá em 16 de maio.
Os palestrantes provocarão os presentes a pensar como serão as soluções para as cidades do futuro, como adaptar edificações novas e existentes para se integrar às novas tecnologias – como Internet das Coisas (IoT) e data – e se conectar às cidades inteligentes, atendendo as expectativas do mercado imobiliário e aos compromissos assumidos com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
No mesmo dia, ocorrerá também um painel sobre licenciamento ambiental, com a presença do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Para complementar a análise, também participarão representantes das comissões de Indústria Imobiliária (CII) e de Habitação de Interesse Social (CHIS), além do Conselho Jurídico da CBIC.
Em 17 de maio, ocorrerá mais um painel conjunto entre comissões. A CMA e a Comissão de Infraestrutura (Coinfra) se unirão para tratar de saneamento e como o serviço pode ser expandido, por meio das tecnologias disponíveis para a área.
Um dos palestrantes é o vice-presidente da Bentley System, Fabian Folgar. Por meio do exemplo do sistema Prolagos, da AEGEA Saneamento, serão expostas soluções para obter retorno do investimento na implementação de tecnologia e inovação de modelagem hidráulica com indicadores de aumento de eficiência.
Para fechar as atividades, o segundo painel do dia trará uma mudança de paradigma: o entendimento de que a adoção de tecnologias sustentáveis são passíveis de serem empregadas sem aumentar o custo da obra. Serão apresentados cases de sucesso, empreendimentos que não utilizaram caçambas de resíduos em suas obras, edifícios Zero Agua e Zero Energia, indicadores de sustentabilidade para aumento da eficiência, diminuição dos custos de obras e pós-obras, além do impacto da rentabilidade do seu negócio.
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte