O interior do Estado está se revelando como um novo nicho para o mercado imobiliário e, aos poucos, o pacato desenho urbano de cidades horizontalizadas ganha arranha-céus. As cidades em desenvolvimento, a exemplo de Catalão, Anápolis e Rio Verde, têm recebido lançamentos de edifícios com velocidade de vendas superior à capital. Essa mudança de paradigma pode ser explicada, segundo economistas e especialistas no mercado imobiliário, pelo forte crescimento econômico de Goiás nos últimos 16 anos, período em que seu PIB saltou de de R$ 17,4 bilhões para R$ 160 bilhões, segundo dados do Instituto Mauro Borges.
Sendo assim, outras grandes cidades goianas, além da Capital, assumiram o protagonismo nesse processo de desenvolvimento, o que inclui Jataí, Rio Verde, Senador Canedo e Catalão, além de Aparecida de Goiânia e Anápolis. Essa tendência motivou o Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (Secovi-GO) a criar uma nova categoria para o Prêmio Top Imobiliário e Condominial, a mais importante premiação do setor imobiliário no Centro-Oeste. A última edição do prêmio ocorreu no início deste mês de dezembro. “Percebemos, pelos cases inscritos, a interiorização do mercado imobiliário, algo que nos chamou atenção. A força da economia fora do Estado vem atraindo os olhares do setor”, comenta o presidente do Secovi, Ioav Blanch.
Um exemplo da força do mercado do interior é o case Reserva do Lago, em Catalão, da URBS RT Lançamentos Imobiliários, que foi a vencedora do Top Imobiliário nesta nova categoria. O empreendimento, incorporado e construído pela Conenge Incorporadora, é o primeiro condomínio vertical de alto padrão da cidade.
“O mercado imobiliário de Goiás vem assimilando esse crescimento econômico que o Estado experimentou na última década e meia, impulsionado principalmente pelo agronegócio. Com isso, novas e grandes empresas vieram e estão vindo para cá, atraindo mais gente e consequentemente gerando uma maior demanda por moradias”, explica Ricardo Teixeira.
Publicações relacionadas
Na última terça-feira (30/09), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, esteve na sede da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) para um debate com concreteiras, construtoras e representantes do setor.
Campanha dá visibilidade à importância da saúde mental e conta com adesão de iniciativas governamentais e de empresas privadas em todo o país
Maior evento jurídico do segmento imobiliário foi realizado na capital federal, nos dias 18 e 19 de setembro, com debates sobre tecnologia e inovação nos negócios do setor