Às vésperas de completar 10 anos, o Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) já beneficiou mais de 5 milhões de famílias. Nesse período, além de permitir a realização do sonho da moradia digna, o programa proporcionou a melhoria consistente na qualidade de vida e no bem-estar da população, especialmente a de baixa renda, levando em consideração a forma improvisada com que muitos viviam e as melhorias conquistadas com os padrões construtivos de suas habitações atuais.
Antes do MCVM, alguns beneficiários da Faixa I do programa viviam em áreas de risco, situação alterada com a aquisição das suas moradias. De acordo com pesquisa realizada pelo então Ministério das Cidades, junto a 7 mil beneficiários do programa, a situação mais frequente dessa população na área do domicílio anterior era a de alagamento (18,4%), seguida da de proximidade de lixões e esgoto a céu aberto (13,7%), de inundações (13,4%) e da de deslizamentos de encostas (6,7%).
Na Pesquisa de Satisfação do PMCMV, realizada em conjunto com o Ipea e a Caixa Econômica Federal, para avaliar a percepção de satisfação dos usuários com o programa, foi detectada uma satisfação nacional com o programa.
Dentre as características dos beneficiários dos imóveis do Faixa I do MCMV pesquisados em 2015:
• Média de 38,5 anos
• Mulheres responsáveis pela maioria dos contratos assinados com a Caixa (87,1%)
• 51,4% são analfabetos ou possuem o ensino fundamental incompleto
A grande relevância do programa para os seus beneficiários e o País reforça a sua importância e a necessidade do seu aperfeiçoamento.
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte