A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgaram no final de abril o Radar Abrainc-Fipe, que mostra um início de ano positivo para o mercado, tanto em relação aos lançamentos, quanto às vendas de imóveis.
No primeiro bimestre de 2018, 6.840 unidades foram lançadas e 15.935 unidades comercializadas, o que representa um crescimento de 70,4% e 18,7%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano anterior. Os números, aliás, superam também o início de 2015 e de 2016.
Já nos últimos 12 meses, os lançamentos de imóveis novos totalizaram 85.333 unidades, uma alta de 23,3% sobre o registrado no período anterior. As vendas, por sua vez, chegaram a 111.938 unidades, o que corresponde a uma alta de 8,0% na mesma base de comparação.
Pela ótica por segmento, ainda são observadas diferenças no desempenho dos empreendimentos residenciais de médio e alto padrão (MAP) e dos empreendimentos residenciais vinculados ao programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). Os lançamentos de imóveis MAP avançaram 33,9% e de MCMV 22,0% nos últimos 12 meses. As comercializações, por outro lado, caíram 9,2% no MAP e cresceram 27,7% no MCMV.
Considerando todos os segmentos, foram contabilizados 33,4 mil distratos nos últimos 12 meses, o equivalente a 29,8% das vendas de imóveis novos.
Fonte: Construção e Mercado
Publicações relacionadas
Na última terça-feira (30/09), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, esteve na sede da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) para um debate com concreteiras, construtoras e representantes do setor.
Campanha dá visibilidade à importância da saúde mental e conta com adesão de iniciativas governamentais e de empresas privadas em todo o país
Maior evento jurídico do segmento imobiliário foi realizado na capital federal, nos dias 18 e 19 de setembro, com debates sobre tecnologia e inovação nos negócios do setor