Para quem está procurando comprar ou investir em uma casa ou apartamento, esse é o momento ideal. Isso porque o setor de construção civil vem se mantendo em alta nos últimos meses e foi um dos menos afetados pela pandemia do coronavírus.
Com os juros mais baixos, as oportunidades aumentaram e, com a oferta maior, está mais fácil negociar. Estes são fatores que o Sindicato da Habitação (Secovi) em Sorocaba (SP) considera importantes para o aumento na procura por imóveis.
Segundo o diretor do sindicato, Guido Neto, as condições facilitadas oferecidas por bancos e os investimentos com recursos próprios estão fazendo a diferença. "É um movimento que ocorre já que o mercado financeiro não rentabiliza há tempos. Então, muitos estão tirando o dinheiro de uma aplicação e correndo atrás do imóvel próprio ou, até mesmo, investindo em imóveis locados."
Uma pesquisa do setor imobiliário mostrou que, entre as pessoas que estavam em busca de um imóvel, 22% fizeram as compras no mês de julho. O índice é 6% maior que a média registrada em março, no início da pandemia.
O engenheiro civil Fernando Pavoni é um exemplo disso. Ele sempre quis investir em imóveis e esse foi o momento de colocar o sonho em prática. "Posso conseguir uma condição super diferenciada ou uma negociação legal. Aproveitando o momento com a taxa de juros atrativos, eu decidi tirar esse projeto do papel e fazer esse investimento", diz.
Das cerca de 300 casas construídas em um condomínio em Sorocaba, quase todas já foram vendidas, segundo o representante do empreendimento, Carlos Eduardo Pirani. Ele explica que a procura por este tipo de imóvel cresceu 30% nos últimos meses.
"Com certeza, o motivo disso é a taxa de juros, que baixou. A Caixa Econômica hoje, o agente financeiro consegue proporcionar um financiamento imbatível. A hora de procurar um imóvel é agora."
Uma outra construtora da cidade deve lançar em breve um condomínio de apartamentos. Para a gerente do empreendimento, Galia Andreazza, esse aquecimento nas vendas deve se manter nos próximos meses.
"Nós estávamos em uma realidade de crise, na qual o mercado imobiliário estava represado durante muito tempo. O que contribuiu foi esse cenário muito positivo e favorável em relação à taxa de juros", completa.
Fonte: G1
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte