Taxas de juros mais baixas da história, expansão do crédito imobiliário em 82% nos últimos dois anos e processo de valorização colocam os imóveis novamente no radar para quem sonha com a casa própria ou quer escapar do mercado financeiro e investir em ativo real. O momento é de compra, mas a decisão não pode demorar. Segundo analistas do mercado imobiliário, a tendência é de que os preços subam nos próximos meses.
O aumento de preços dos imóveis ainda não é significativo em razão dos altos estoques acumulados desde a crise econômica, afirma o vice-presidente do Sindicato da Habitação (Secovi), Emílio Kallas. Ele ressalta que a retomada de demanda abre espaço para recuperação da desvalorização dos últimos anos.
Além disso, afirma Kallas, há uma pressão principalmente em São Paulo – onde está concentrado metade dos imóveis disponíveis em todo o País, – vinda da escassez de terrenos para construção.
A situação levou a uma alta média de 30% nos preços de novos terrenos em relação ao ano passado. “Já houve um repasse médio de 10% para os preços dos imóveis e há espaço para subir mais 20%”, diz Kallas. Segundo ele, a nova legislação para uso do solo urbano na capital paulista praticamente esgotou os terrenos disponíveis.
“O preço dos imóveis ainda não começou a crescer de maneira robusta, mas isto está perto de ocorrer, por isso vale a pena comprar logo”, afirma Rafael Sasso, cofundador da plataforma Melhortaxa, que compara as ofertas de crédito imobiliário das principais instituições financeiras do País.
Para quem tem imóvel disponível e acredita que esperar a nova alta para vender seja a melhor opção, Kallas ressalta que, após o período de paralisação do mercado, em que proprietários tiveram de arcar com custos de manutenção, IPTU e condomínio (no caso de apartamentos), “seria melhor entrar logo na onda de recuperação de vendas que está ocorrendo”.
Confira aqui a reportagem completa.
Fonte: Abecip
Publicações relacionadas
Com o avanço da longevidade e o aumento no número de pessoas acima dos 50 anos morando sozinhas, o mercado imobiliário tem se reinventado para atender um público que valoriza independência, praticidade e localização. O novo perfil de morador quer menos espaço, mas mais experiência, conforto e autonomia
Pressão nos custos de produção e impactos da reforma tributária tendem a intensificar aumento no preço de imóveis, indica Ademi-GO
Esporte símbolo da cultura brasileira ganha força entre trabalhadores da Dinâmica e de outras empresas do setor, promovendo integração, saúde e espírito de equipe
Estrutura instalada em frente ao estande do Opus Altana é equipada com ferramentas essenciais de manutenção para quem pedala e permanece disponível 24 horas por dia, de forma gratuita, para todos os ciclistas que passam pela região