Com a participação de representantes de 11 estados, a Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) se reuniu na quarta-feira (28), na sede do Secovi-SP, em São Paulo, tendo como um dos pontos altos a apresentação do advogado Ricardo Lacaz Martins sobre a reforma tributária.
Com a participação do presidente da CBIC, José Carlos Martins, e sob a coordenação do vice-presidente da área da Indústria Imobiliária da CBIC, Celso Petrucci, e quase 7 horas de duração, a reunião abordou assuntos de interesse do mercado imobiliário, como:
- Crédito
- Reforma tributária
- Indicadores do mercado imobiliário
- Mediação
Durante a reunião, houve detalhamento dos indicadores nacionais do Mercado imobiliário referentes ao 2º trimestre de 2019, divulgados em coletiva de imprensa na segunda-feira (26/08), no Secovi-SP. Petrucci mostrou que é possível perceber, a cada trimestre, o avanço do mercado em lançamentos e vendas, com a diminuição de estoque.
Destaca-se, no trimestre, o bom resultado em vendas, um aumento real de 10% no valor do imóvel, desde agosto de 2018.
A pesquisa apontou um importante componente econômico no resultado das vendas: as pessoas que compram imóveis para investir, normalmente comparam com outros ativos. Como a renda de aplicação caiu muito e o preço do imóvel começou a subir, voltou a ser um bom atrativo, principalmente para pessoas de alta renda, que estão voltando a investir no mercado imobiliário.
Indústria imobiliária debate Reforma Tributária
Ao expor sobre o tema Reforma Tributária, o advogado Ricardo Lacaz Martins abordou os problemas do sistema atual e os objetivos da reforma.
Lacaz destacou os projetos que estão em discussão, apresentando os efeitos das PECs 45 e 110, em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, respectivamente, sobre setor imobiliário, esclarecendo que as duas propostas trazem aumento da carga tributária para as atividades do setor: incorporação, loteamento, corretagem, administração de bens próprios (locação) e construção.
Outro destaque foi a apresentação da Mediação, como um modelo de solução de conflitos, evitando que cheguem ao judiciário. Foi demonstrado como a mediação tem sido uma grande auxiliar na diminuição de conflitos.
Todos os presentes ficaram muito interessados no assunto. O presidente da CBIC, José Carlos Martins, esclareceu que essa ferramenta pode agregar valor e ajudar as entidades.
Ao final da reunião, Marcos Mauro, presidente do Sinduscon-PR/Noroeste, reforçou o convite para última reunião do ano da CII, que será em Maringá, em novembro, quando será realizado o Congresso Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (CONECTI CBIC 2019) e também a 10ª edição do Prêmio Sinduscon.
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação