A indústria de materiais de construção apresentou crescimento no mês de dezembro, confirmando dados consolidados ao longo de 2018. Assim aponta a mais recente pesquisa sobre o assunto da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), divulgada em 17 de janeiro.
Após três anos de queda no faturamento deflacionado, o segmento apresentou no ano passado crescimento de 1,2% em relação a 2017. Comparado a novembro de 2018, o último mês do ano apontou resultado 0,2% superior no faturamento deflacionado. A comparação com dezembro de 2017 registra queda de -2,5%.
Outro destaque fica por conta do nível de emprego na indústria de materiais de construção. Os últimos 12 meses (dez/17 a dez/18), comparados ao mesmo período do ano anterior, apresentam alta de 1,7% no número de vagas de emprego nas empresas do mercado. Em relação a dezembro de 2017, a alta de empregos do setor é de 2,5%, enquanto que a comparação com novembro de 2018 registra alta de 0,1%.
O crescimento é relevante e trata-se de um indício mais forte da recuperação do setor, uma vez que até a última edição da pesquisa, com os dados até novembro do ano passado, a variação de empregos no acumulado do ano ainda era de queda, registrando -0,7%. “2018 foi um ano de retomada para nós. O consumo no varejo movimentou os estoques e o resultado foi de crescimento, ainda que tímido, revertendo a sequência negativa estabelecida nos últimos 3 anos” comenta o presidente da Abramat, Rodrigo Navarro.
Analisando os dois produtos do setor, os números apontam a contribuição mútua para o crescimento do faturamento da indústria de materiais de construção, com os materiais de base registrando alta de 1,8% em comparação a 2017, enquanto que os materiais de acabamento registraram, no mesmo período, crescimento de 0,5%.
Após o balanço de 2018, o índice de dezembro da Abramat também apresentou a primeira projeção para 2019. A associação, em parceria com a FGV (responsável pela elaboração pesquisa), estima que o ano de 2019 registrará alta de 2,0% para o faturamento do setor em relação a 2018.
Fonte: CBIC
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação