O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, acredita que o setor deve crescer 3% este ano, o que representa um potencial para criação de 150 a 200 mil postos de trabalho formais até dezembro. A perspectiva de expansão se dá em cenário de juros baixos e inflação controlada.
Conforme a previsão de Martins, 2020 pode superar a marca de 2019, que deve ficar próxima aos 100 mil postos de trabalho, com avanço de 2%. Ele acredita que o número de vagas pode até crescer mais, caso o mercado imobiliário continue surpreendendo com os lançamentos.
Entretanto, a indústria da construção se preocupa com a situação do programa Minha Casa Minha Vida, cujo futuro está indefinido, especialmente para a chamada faixa 1, que atende famílias que ganham até R$ 1,8 mil e recebem os maiores descontos.
No caso das grandes obras de infraestrutura, o ritmo ainda é modesto, segundo o presidente da CBIC. Para ele, as licitações de maior porte podem ocorrer em 2020, mas as obras só devem começarem 2021.
Os temas foram tratados por Martins em recentes entrevistas ao site BR Político e ao jornal O Globo e possuem interface com o projeto “Melhorias para o mercado imobiliário” do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
Somente em 2025, empresa doou mais de 3 mil cestas básicas por meio do Meeting Solidário. Iniciativa criada em 2020 presta assistência a famílias vulneráveis e instituições sociais
A ADEMI tem o prazer de apoiar o INC Minas 2025. Garanta 10% de desconto com nosso cupom e faça parte dessa experiência única: APOIO2INCMINAS10
Você está pronto para elevar o nível das suas incorporações? O Incorpod é um evento exclusivo para líderes e executivos de construtoras e incorporadoras de goiânia e regiões que querem aprimorar seus processos, gerar mais valor e construir o futuro com inteligência.
Na última terça-feira (30/09), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, esteve na sede da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) para um debate com concreteiras, construtoras e representantes do setor.