Matéria intitulada “Construtoras tentam aliviar disputa por menor preço” – publicada sexta-feira (05/07), no jornal Valor Econômico, com participação do vice-presidente de Área da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e presidente da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da entidade, Carlos Eduardo Lima Jorge – trata do Pregão e da nova Lei de Licitações.
O texto ressalta a defesa do setor da construção contra a contratação de serviços de engenharia por pregão e a inclusão dessa restrição na nova Lei de Licitações, em discussão na Câmara dos Deputados. O texto-base já foi aprovado, mas ainda há emendas sobre o assunto que serão votadas separadamente.
Ouvido pelo jornal, o presidente da Coinfra/CBIC destaca os equívocos da utilização dessa modalidade para a contratação de serviços de engenharia, que vão desde obras de terraplenagem até a elaboração de projetos executivos.
“Temos visto irresponsabilidade nos lances de pregões. Empresas ‘aventureiras’ que ganham e depois abandonam a obra, ou que entregam um resultado ruim”, diz.
Veja a íntegra da matéria no site do jornal Valor Econômico.
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte