Depois de duas altas consecutivas, o Indicador Antecedente de Emprego, medido pela Fundação Getulio Vargas, teve um crescimento de apenas 0,2 ponto de julho para agosto deste ano. De acordo com os dados divulgados segunda-feira, a FGV considerou o resultado estatisticamente estável.
O indicador busca antecipar tendências do mercado de trabalho para os próximos meses e é medido com base em entrevistas com consumidores e com empresários dos serviços e da indústria.
Para o economista da Fundação Getulio Vargas, Rodolpho Tobler, esse resultado sugere que o caminho da recuperação do mercado de trabalho continuará em ritmo gradual.
“O indicador antecedente de emprego está muito elevado. O que foi percebido é que, depois de um período de correção das expectativas que deram no final do ano passado, nos últimos três meses ele vem avançando de maneira gradual. O resultado desse mês não chega a ser uma inversão de tendência, apenas uma acomodação, e que deve seguir assim”.
Já o Indicador Coincidente de Desemprego, que mede a avaliação dos consumidores sobre a situação atual do desemprego, também divulgado pela FGV nesta segunda-feira, cresceu 0,9 ponto, para 93,5 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. Neste caso, o crescimento do indicador é negativo, porque significa que os consumidores consideram a situação de desemprego mais desfavorável.
Para Tobler, o consumidor ainda enxerga com cautela as melhoras no mercado de trabalho, o que mostra que a recuperação da taxa de desemprego deve continuar lenta.
Fonte: Radioagência Nacional
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação