INCLUSÃO DIGITAL: MAIS DO QUE APRENDER A LIDAR COM O COMPUTADOR

Aprender e qualificar o uso de ferramentas digitais é desafio na educação e na formação de profissionais de diversas áreas, entre elas a construção civil A inclusão digital no Brasil – processo que engloba o acesso das pessoas a celulares, à internet, telefones fixos e computadores sem conexão com a rede – avança acima da média mundial. Pelo menos é o que diz um estudo feito em 161 países e divulgado nesta terça-feira, 20, o Brasil aparece em 72º no ranking, com 51,25% da população considerada incluída digitalmente. A média global é de 49,1%. Porém, segundo especialistas em educação, esse índice poderia e deveria ser bem melhor se considerarmos o nível de desenvolvimento econômico em que nosso país se encontra. Uma análise da Revista Escola, principal publicação sobre educação no Brasil, sobre o estudo Alfabetismo no contexto digital elaborado pelo Movimento Todas pela Educação e divulgado em maio deste ano, aponta que o acesso à internet e novas tecnologias tem se democratizado nos últimos anos. Porém, o uso qualificado dessas ferramentas da tecnologia continua sendo um privilégio da parcela mais alfabetizada da população. Na avaliação de especialistas ouvidos pela publicação, o potencial de uso da informática na escola e até mesmo no trabalho está sendo negligenciado. Por isso, iniciativas, como a da MRV Engenharia, são importantes, não só para democratizar o acesso às novas tecnologias, como também é fundamental para o processo de aprendizagem e aprimoramento profissional de pessoas que estão complementando seus estudos na fase adulta. A empresa, por meio de uma parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi/GO), oferece gratuitamente curso de informática básica para seus operários de suas obras dentro do Programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Na última sexta-feira (16) 12 trabalhadores do Gran Vitória, no bairro Aquarius II, em Goiânia, e que fazem parte do programa de inclusão digital da MRV receberam seus diplomas de conclusão e qualificação no curso. Juliano Justino (45) foi um destes alunos. O encarregado de instalações conta que sempre teve dificuldades em lidar com o computador, sabia pouca coisa, mas o medo de fazer algo errado o impedia de praticar. Por isso, ele viu nestas aulas gratuitas a oportunidade de relembrar o que sabia e aprender mais, para facilitar o dia a dia no trabalho. “Essas aulas foram fundamentais para a minha profissão. Se eu não seguir lado a lado com a evolução presente no nosso dia a dia, eu fico para trás e acabo perdendo o meu lugar aqui. Estou muito satisfeito e realizado, recebendo, em mãos, esse diploma, que é a comprovação de que o curso mudou a minha vida pessoal e profissional”, afirma Juliano. Osmar Pereira (36) é encarregado civil e também recebeu o diploma do curso básico de informática. Ele não esconde que utiliza muito o computador no trabalho, mas mesmo assim tinha várias dificuldades ao lidar com o mundo tecnológico. “Com as aulas eu comecei a ganhar tempo nas atividades da minha profissão. Descobri que eu perdia muito tempo com papelada, sendo que em um simples planilha no computador, com dois cliques, eu resolvo tudo bem mais rápido!”, afirma. Segundo a professora Denise Guimarães, responsável por ensinar os trabalhadores da empresa, as aulas de informática para esses alunos é fundamental para as suas vidas profissionais e pessoais. “Eles lidam com tecnologias diariamente, por isso precisam aprender manusear computador. Muitos eram praticamente analfabetos tecnológicos e viram que é possível ir além do que eles fazem diariamente. A maioria dos alunos que estiveram comigo nessas 40 horas de curso não possuía nem um endereço de e-mail!”, explica. O projeto O projeto Inclusão Digital no Canteiro de Obras tem como objetivo democratizar o acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção dos trabalhadores na sociedade da informação via cursos de alfabetização/capacitação ministrados nos canteiros de obras da MRV em todo o País. O projeto conta com a parceria pedagógica do Sesi de Goiânia, que oferece o curso de inclusão digital para os colaboradores dentro do ambiente de trabalho e durante o horário de expediente. A empresa tem mais de 150 escolas espalhadas por canteiros de obras de todo o País, visto que está presente em 142 cidades de 19 Estados. São quase 3,5 mil trabalhadores que foram alfabetizados e capacitados nas mais diversas funções. Todas estas ações educacionais e sociais foram reunidas sob a bandeira do Instituto MRV, inaugurado no final do ano passado e que deverá impulsionar este projeto por toda a MRV Engenharia.

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