Na esteira do anúncio da Caixa Econômica Federal sobre a nova modalidade de crédito imobiliário, corrigida pela inflação, os quatro maiores bancos do país informaram que estão analisando a possibilidade de adotar financiamento semelhante.
De acordo com a Caixa, os juros nesse tipo de crédito habitacional serão mais baixos e vão valer para imóveis novos e usados.
Em nota, o Banco do Brasil informou que “monitora constantemente os movimentos de mercado, e, até o momento, não há definição sobre o IPCA como indexador”. No entanto, mais cedo, o BB também anunciou mudanças no modelo de financiamento, segundo o qual, " quanto menor o prazo de financiamento, menor será a taxa de juros".
Segundo o banco, a modalidade busca atender demandas de clientes por taxas mais baixas em prazos de financiamento menores.
O Santander informou que também não tem em vista trocar a Taxa Referencial (TR), afirmando que “está avaliando a medida e olhando todas as oportunidades que possam surgir”.
Já o Bradesco informou que “o banco deve operar com esta nova linha atrelada ao IPCA e está avaliando as condições”. Segundo o diretor de Relações com Investidores, Leandro Miranda, é preciso saber se o tomador de crédito estaria disposto a ter esse tipo de crédito em função do histórico de inflação alta no país.
- Não sei se o cliente gostaria de ter um risco de inflação de 30 anos em virtude do histórico que temos no Brasil - disse.
O Itaú, em nota, afirmou que "apoia iniciativas que ajudem a fomentar o mercado de crédito imobiliário". Em relação às medidas que estão sendo discutidas, o banco diz que está estudando as condições "para avaliar qual caminho trará mais benefícios para os clientes".
Crédito atrelado ao IPCA
A nova modalidade de financiamento imobiliário anunciado pela Caixa prevê que a taxa mínima para imóveis residenciais enquadrados será de IPCA mais 2,95% ao ano. A taxa máxima será de IPCA mais 4,95% ao ano.
A projeção é que o IPCA feche este ano a 3,76%. As taxas valem para novos contratos e já estarão vigentes a partir da próxima segunda-feira. O banco pretende atingir, inicialmente, um público de 150 mil famílias.
Fonte: O Globo
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte