O volume de financiamento imobiliário com recursos das cadernetas de poupança do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) somou R$ 4,87 bilhões em fevereiro deste ano, queda de 4,5% em relação ao mês anterior e alta de 37,8% se comparado a fevereiro de 2018.
No acumulado de 12 meses, houve um aumento de 34,8% (R$ 59,96 bilhões) nos empréstimos para aquisição e construção de imóveis com recursos do SBPE em relação ao apurado nos 12 meses anteriores, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).
Nas modalidades de aquisição e construção, foram financiados 19,4 mil imóveis em fevereiro de 2019, resultado 2,7% inferior ao de janeiro. Mas em relação a fevereiro do ano passado houve alta de 48,0%.
Nos primeiros dois meses de 2019, os recursos do SBPE viabilizaram a aquisição e a construção de 39,3 mil imóveis, pontando elevação de 36% em relação a igual período de 2018.
Nos últimos 12 meses (março/2018 a fevereiro/2019), foram financiadas a aquisição e a construção de 238,8 mil imóveis, alta de 33,3% em relação aos 12 meses anteriores, quando 179,1 mil unidades foram objeto de financiamento bancário – confirmando, assim, as expectativas da Abecip de aceleração nos financiamentos imobiliários neste ano.
Veja mais informações no Boletim informativo de Crédito Imobiliário e Poupança da Abecip.
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
Membro do Conselho Executivo da Dinâmica Incorporadora, a engenheira civil Isabelle Valois passou a integrar a CBIC Jovem.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, incorporadoras da capital destacam soluções sustentáveis que aliam tecnologia, eficiência e responsabilidade ambiental
Especialista afirma que casas de campo modernas e exclusivas a poucos minutos do centro urbano passam a figurar como investimento estratégico e refúgio familiar de alto padrão
Com consumidores cada vez mais exigentes, o mercado imobiliário aposta em soluções que oferecem liberdade de escolha, atendimento especializado e projetos alinhados ao estilo de vida de cada cliente