O volume de financiamento imobiliário com recursos das cadernetas de poupança do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) somou R$ 4,87 bilhões em fevereiro deste ano, queda de 4,5% em relação ao mês anterior e alta de 37,8% se comparado a fevereiro de 2018.
No acumulado de 12 meses, houve um aumento de 34,8% (R$ 59,96 bilhões) nos empréstimos para aquisição e construção de imóveis com recursos do SBPE em relação ao apurado nos 12 meses anteriores, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).
Nas modalidades de aquisição e construção, foram financiados 19,4 mil imóveis em fevereiro de 2019, resultado 2,7% inferior ao de janeiro. Mas em relação a fevereiro do ano passado houve alta de 48,0%.
Nos primeiros dois meses de 2019, os recursos do SBPE viabilizaram a aquisição e a construção de 39,3 mil imóveis, pontando elevação de 36% em relação a igual período de 2018.
Nos últimos 12 meses (março/2018 a fevereiro/2019), foram financiadas a aquisição e a construção de 238,8 mil imóveis, alta de 33,3% em relação aos 12 meses anteriores, quando 179,1 mil unidades foram objeto de financiamento bancário – confirmando, assim, as expectativas da Abecip de aceleração nos financiamentos imobiliários neste ano.
Veja mais informações no Boletim informativo de Crédito Imobiliário e Poupança da Abecip.
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
Módulo gratuito para associados que integra o Ademi Qualifica será ministrado por Fabiano Souza, CEO da Trajetória Consultoria e diretor de fornecedores da Ademi-PR, no dia 27/11
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Evento reúne os principais players da área para discutir tendências, inovações e perspectivas para o setor
Qualificação ministrada pelo Sesi Senai será oferecida a pedreiros, serventes, ajudantes de encanador e administrativos de obra com o objetivo de formar novos trabalhadores e melhorar demanda de mão de obra