O uso dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para estimular a economia, como a ampliação dos saques e as medidas para conter a crise causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), terão impacto de R$ 43 bilhões no Fundo dos trabalhadores em 2020. É o que destaca matéria publicada nesta quinta-feira, no jornal O Globo.
O Conselho Curador do FGTS já trabalha com a necessidade de reduzir o orçamento para as áreas de habitação e saneamento básico em 2021. O orçamento global deste ano está projetado em R$ 77 bilhões. Com essa perspectiva de redução, podem faltar recursos para o Minha Casa Minha Vida (MCMV).
Para o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), José Carlos Martins, reduzir o orçamento de habitação e saneamento em 2021 obrigaria o setor da construção a pisar no freio no momento de retomada da economia.
“O Brasil precisa decidir se quer gerar emprego. O recurso investido na construção civil irriga 97 ‘torneirinhas’ que são os setores envolvidos na cadeia”, afirma Martins.
A consultora técnica da CBIC e representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI) no CCFGTS, Maria Henriqueta Arantes, reforça que uma redução no orçamento do Fundo de Garantia tem efeitos proporcionais nos investimentos em habitação para a baixa renda, saneamento e obras de mobilidade urbana no País.
Íntegra da matéria ‘FGTS pode perder R$ 43 bi com medidas de estímulo e rever orçamento para habitação e saneamento’ está disponível para os assinantes no site do jornal O Globo. Confira!
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
Módulo gratuito para associados que integra o Ademi Qualifica será ministrado por Fabiano Souza, CEO da Trajetória Consultoria e diretor de fornecedores da Ademi-PR, no dia 27/11
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Evento reúne os principais players da área para discutir tendências, inovações e perspectivas para o setor
Junto com o novo posicionamento, a empresa divulga novo site e marca, porém mantendo o seu compromisso com a qualidade dos seus produtos, a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar dos seus colaboradores