A área da antiga Fazenda Gameleira, uma das últimas disponíveis para desenvolvimento urbanístico residencial na região Sudeste de Goiânia, na saída da GO-020, receberá o Plateau D’or, projeto de condomínio horizontal que será implementado pelo Grupo Toctao. A área de mais de 1,6 milhões de m², integrada à região dos condomínios horizontais de mais alto padrão da cidade, vai atrair investimentos da ordem de R$ 100 milhões.
Além do condomínio ancorado nos princípios de walkability e placemaking, na área será implementada uma nova centralidade – um polo de negócios, lazer, educação e bem-estar, contando com serviços essenciais a fim de diminuir distâncias e proporcionar mais qualidade de vida para os moradores da região. O masterplan prevê espaços para instalação de lojas comerciais, escritórios, restaurantes, farmácias, prestação de serviços na área da beleza e saúde como centros médicos e academia; além de ter previsto em seu projeto a implantação de duas escolas de nível fundamental e médio de alto padrão de ensino e um heliponto.
“Nossa proposta é a realização do desenvolvimento urbano de toda a região, que já conta com muitos condomínios horizontais e têm um grande contingente de moradores. Porém as pessoas precisam se deslocar às vezes longas distâncias para levar os filhos até as escolas ou até mesmo para realizar compras. As melhores escolas se situam em bairros mais centrais da capital, o que às vezes obriga os pais a abandonar o conforto da moradia escolhida para buscar uma residência mais próxima dos estudos dos filhos e do local de trabalho. A centralidade se propõe a solucionar essas dificuldades”, comentou o diretor do Grupo Toctao, Alan de Alvarenga Menezes.
O projeto foi desenvolvido pela inglesa Broadway Malyan, mundialmente premiada pelo desenvolvimento de projetos urbanísticos inovadores, sendo este seu primeiro lançamento na região Centro-Oeste do Brasil. Fundada no Reino Unido, hoje com 60 anos de história, a Broadway Malyan possui uma rede global com 15 estúdios localizados em cidades do Reino Unido (Londres, Birmingham, Manchester, Reading, Weybridge); Lisboa, em Portugal; Madri, na Espanha; Varsóvia, na Polônia; Cingapura, Santiago, no Chile; Mumbai, na Índia; São Paulo, no Brasil; Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos (EAU); e Xangai, na China; tendo desenvolvido projetos em 43 países. Também conta com a participação local do Grupo Quatro Arquitetura, que tem um legado de participação no desenvolvimento urbano no Brasil, sendo inclusive responsável pelo plano diretor da cidade de Palmas, no Tocantins.
Alan Alvarenga destaca que a empresa internacional, convidada para desenvolver o design urbano do complexo, empenhou seu legado sexagenário na implantação dos conceitos mundiais mais avançados no empreendimento, o que resultou em um projeto exclusivo que privilegia as pessoas, a natureza e o bem-estar, propondo um estilo de vida sustentável e interativo. “A ideia é de que as crianças e adolescentes possam ir para a escola a pé na companhia dos colegas, sem a preocupação de distância e com a máxima segurança necessária”, explica.
Outra grande contribuição da Broadway Malyan é sua expertise com projetos para diferentes setores, incluindo áreas hospitalares, masterplan de comunidades, residenciais, educação, escritórios, varejos, shopping centers, o que aprimorou o detalhamento para a previsão de todas as necessidades que uma centralidade diversa exige para ser funcional.
Também diretor do Grupo Toctao, o engenheiro Maurício Menezes explica que, após a aquisição da área, foram dez anos dedicados a estudos e planejamento. “Não tivemos pressa. O nosso objetivo foi realmente alcançar um resultado à altura das transformações urbanas que nossa cidade merece”, diz. “Todo o projeto está ancorado nos princípios de walkability e placemaking”, que estimulam a mobilidade do pedestre e o sentimento de pertencimento a um lugar com objetivo de se criar um cenário onde se possa viver em comunidade, em maior harmonia com a natureza, com equipamentos possíveis de serem acessados a pé, diminuindo distâncias e excluindo congestionamentos. “Essa é a grande tendência de ocupação nas cidades do mundo” salientou.
A sustentabilidade é outra orientação do projeto do Grupo Toctao, que tem a prática como um de seus valores, possuindo inclusive a certificação ambiental ISO 14001. “Ainda mais nesta área tão singular, cercada por duas grandes matas”, assegurou Maurício. O projeto prevê interferências mínimas no ambiente natural, respeitando-se a topografia do terreno; além de contar com a implantação de soluções visando privilegiar a permeabilidade do solo e trazer tecnologias para se economizar os recursos naturais.
A manutenção e proteção das matas se integram ao conceito proposto pelo projeto, onde o índice de massa verde será de, aproximadamente, 230m² por habitante, bem maior do que a média atual da capital, de 94m² por habitante – que já posiciona Goiânia como a cidade com 2º maior índice de área verde por habitante do mundo conforme o levantamento da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), ficando atrás somente da cidade de Edmonton, no Canadá.
O diretor explica que as áreas de mata integradas ao complexo urbanístico contarão com várias formas de acesso sustentável (caminhos e ciclovias), proporcionando ao usuário a possibilidade de desfrutar do convívio com toda a riqueza natural da biodiversidade local, ao mesmo tempo em que será garantida a salvaguarda destas áreas. “As áreas de proteção permanente receberam a devida atenção como forma a garantir a preservação e a convivência sustentável”, informa.
Números e datas
De acordo com o diretor do Grupo Toctao, Geraldo Magela da Silva, serão investidos cerca de R$100 milhões em infraestrutura para desenvolvimento da área, envolvendo obras de rede de água e esgoto na área interna e conexões externas; rede de energia elétrica e iluminação, com fiação interna subterrânea e produção de energia solar nas áreas comuns; pavimentação das vias internas e dos acessos externos. A avenida de acesso a ser implementada pelo grupo empreendedor terá padrão elevado com pistas duplas, amplo canteiro central, ciclovia e orla verde junto às calçadas. As obras do empreendimento, que será lançado ainda neste primeiro semestre, já se iniciaram e irão durar cerca de três anos.
Fonte: Assessoria
Publicações relacionadas
Módulo gratuito para associados que integra o Ademi Qualifica será ministrado por Fabiano Souza, CEO da Trajetória Consultoria e diretor de fornecedores da Ademi-PR, no dia 27/11
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Evento reúne os principais players da área para discutir tendências, inovações e perspectivas para o setor
Qualificação ministrada pelo Sesi Senai será oferecida a pedreiros, serventes, ajudantes de encanador e administrativos de obra com o objetivo de formar novos trabalhadores e melhorar demanda de mão de obra