FATURAMENTO DAS INDÚSTRIAS SOBE EM JUNHO, MAS NÍVEL DA CAPACIDADE INSTALADA AINDA ESTÁ BAIXO

As indústrias brasileiras respiraram um pouco melhor em junho, quando o faturamento aumentou 0,3% e o emprego ficou estável, quando comparado a maio, que teve queda nos dois índices.

Mas essa leve melhora nesses indicadores não significa que o desempenho das indústrias avançou em junho, já que as empresas utilizaram 77% da capacidade instalada e isso fez com que as horas trabalhadas dos empregados caíssem, bem como os salários e rendimentos. Os dados são da pesquisa Indicadores Industriais da CNI- Confederação Nacional da Indústria divulgada na sexta-feira (2).

O especialista de políticas de indústrias da CNI, Marcelo Azevedo, revela que esses índices revelam estagnação das indústrias, apesar de alguns resultados negativos no primeiro semestre.

O estudo da CNI ainda mostra o desempenho das indústrias brasileiras em 2019 está inferior ao de 2018, já que o faturamento, salários e rendimentos caíram este ano. Mas os empregos e horas trabalhadas no setor mantiveram-se praticamente estáveis nos dois anos.

O economista da CNI, Marcelo Azevedo, enumera os motivos relatados pelos empresários que podem ter influenciado no desempenho mais fraco do setor este ano.

Mas a expectativa da CNI é que os números melhorem neste segundo semestre do ano, principalmente com a redução da Selic- taxa básica de juros da economia que foi reduzida para 6% ao ano, a liberação do FGTS- Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e com anúncio de medidas para estimular o consumo.

Fonte: Rádio Agência Nacional

Publicações relacionadas

Tags populares

Quer enviar um e-mail pra gente? Acesse nossa página de contato.

Filtrar