As indústrias brasileiras respiraram um pouco melhor em junho, quando o faturamento aumentou 0,3% e o emprego ficou estável, quando comparado a maio, que teve queda nos dois índices.
Mas essa leve melhora nesses indicadores não significa que o desempenho das indústrias avançou em junho, já que as empresas utilizaram 77% da capacidade instalada e isso fez com que as horas trabalhadas dos empregados caíssem, bem como os salários e rendimentos. Os dados são da pesquisa Indicadores Industriais da CNI- Confederação Nacional da Indústria divulgada na sexta-feira (2).
O especialista de políticas de indústrias da CNI, Marcelo Azevedo, revela que esses índices revelam estagnação das indústrias, apesar de alguns resultados negativos no primeiro semestre.
O estudo da CNI ainda mostra o desempenho das indústrias brasileiras em 2019 está inferior ao de 2018, já que o faturamento, salários e rendimentos caíram este ano. Mas os empregos e horas trabalhadas no setor mantiveram-se praticamente estáveis nos dois anos.
O economista da CNI, Marcelo Azevedo, enumera os motivos relatados pelos empresários que podem ter influenciado no desempenho mais fraco do setor este ano.
Mas a expectativa da CNI é que os números melhorem neste segundo semestre do ano, principalmente com a redução da Selic- taxa básica de juros da economia que foi reduzida para 6% ao ano, a liberação do FGTS- Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e com anúncio de medidas para estimular o consumo.
Fonte: Rádio Agência Nacional
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação