O canteiro de obras do Residencial Porto Dourado, localizado na região Sudoeste de Goiânia, recebe nesta segunda-feira (17), às 14h, 25 alunos dos cursos de Engenharia Civil, Biologia e Gestão da UniAnhanguera. A visita integra o Programa Canteiro Aberto, iniciativa do Grupo Toctao, empresa responsável pelas obras. O empreendimento é voltado ao atendimento de famílias inscritas nos programas Minha Casa Minha Vida e Cheque Mais Moradia do Governo de Goiás.
Orientados pelo professor da UniAnhanguera Gabriel Tenáglia, os estudantes irão conhecer várias práticas de sustentabilidade adotadas pela Toctao no canteiro, como por exemplo, a instalação de placas fotovoltaicas para aquecimento da água dos chuveiros nos vestiários do canteiro de obras. “Instalamos as placas neste mês e acreditamos que a economia poderá, por conta do sistema construtivo adotado, chegar de 5% a 6%”, informa Cinthia Martins, gestora ambiental do Grupo Toctao.
Ainda sobre o consumo de energia elétrica, Cinthia explica que a empresa também realiza várias outras ações, que geram uma significativa economia deste recurso em suas demais obras, como por exemplo, a redução do tempo de utilização de ar condicionado, sensores de presença para controlar a iluminação, o aproveitamento de luz natural, entre outras iniciativas. Todas as ações juntas geraram no total no último mês de agosto, 7,6% de economia de energia, em uma das obras.
Diversas ações também são desenvolvidas pela empresa para redução no consumo de água e seu reaproveitamento. Como resultado destas iniciativas a empresa tem economizado em média 6,9% no uso da água em suas obras, inclusive no canteiro do Porto Dourado, que conta com o uso da MiniETE, uma Mini Estação de Tratamento de Efluentes portátil, desenvolvida pela própria empresa, com o apoio do Senai, que trata toda a água residual gerada pelas obra, inclusive a dos chuveiros. Após o tratamento, a água é reutilizada para várias atividades dentro do canteiro, como umedecer o chão da obra e de suas imediações durante este período seco, para evitar o excesso de poeira.
Pelo projeto da MiniETE, a Toctao Engenharia recebeu o prêmio Crea-GO de Meio Ambiente, o prêmio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) de Inovação e Sustentabilidade e o Prêmio Nacional de Inovação, oferecido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Cinthia Martins reforça que, não só no canteiro do Residencial Porto Dourado, mas em todas as suas demais obras e empreendimentos o Grupo Toctao adota uma sistemática política interna de sustentabilidade, cujo o principal objetivo é a não geração de resíduos e sobras. A gestora ambiental explica que isso resulta não só em projetos ambientalmente sustentáveis, mas também em economia por meio do combate ao desperdício.
Para evitar a geração de resíduos, a empresa aplica em todas as fases de suas obras um rigoroso planejamento, para otimizar ao máximo o uso dos insumos, o que passa pelo treinamento constante de colaboradores e investimento em novas tecnologias construtivas. “Um exemplo é o moderno processo de fornecimento e aplicação da argamassa, cuja entrega é a granel (de acordo com cada etapa da obra) e tem aplicação mecanizada. Esse processo, além de mais rápido, evita geração de resíduos e o desperdício e insumos”, observa Cinthia Martins.
Fonte: Assessoria
Publicações relacionadas
Integração entre processos bem planejados e o uso da tecnologia integrada à mão de obra para garantir mais velocidade e maturidade às empresas foi o foco do último módulo do ano
Módulo gratuito para associados que integra o Ademi Qualifica será ministrado por Fabiano Souza, CEO da Trajetória Consultoria e diretor de fornecedores da Ademi-PR, no dia 27/11
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Evento reúne os principais players da área para discutir tendências, inovações e perspectivas para o setor