A crise causada pelo novo coronavírus serviu para lembrar que nunca sabemos o que o amanhã pode trazer. A pandemia pegou o mundo inteiro de surpresa e fez com que, em meio a incertezas, todos adaptassem tanto a rotina quanto os planos para o futuro.
A situação sem precedentes também impulsionou o surgimento de uma nova relação com o lar. Confinadas para evitar a propagação do vírus, as pessoas e famílias passaram a cozinhar mais, a cuidar mais da casa e a valorizar, cada vez, mais o seu imóvel, entendendo que o abrigo é uma das necessidades básicas para a vida.
É nesse cenário que o ramo imobiliário ganha espaço, já que vem ficando cada vez mais claro que criar um patrimônio físico é um investimento que pode ser vantajoso, mesmo em períodos de crise global.
Com a taxa Selic alcançando um dos níveis mais baixos da história - caindo de 3,75% para 3% - este é um bom momento para reavaliar investimentos. O dinheiro parado na poupança não rende mais como rendia antes e os investimentos em títulos públicos e renda fixa também perderam valor. No entanto, as taxas de juros mais baixas oferecidas pelos bancos para aquecer a economia fazem deste um momento favorável para investimentos em imóveis.
Além da taxa de juro, há outros bons motivos para investir em um imóvel neste momento.
Investimentos seguros
Uma casa é o refúgio seguro para abrigar você e sua família. Ter uma casa é ter um lugar para chamar de seu e, mesmo pagando parcelas de um financiamento imobiliário, é possível prever os custos saber o valor que vai pagar até o final, já que tudo é descrito em contrato. Assim, sabendo que seu dinheiro não está escoando em um aluguel, fica mais fácil se planejar e prever os gastos futuros.
Além disso, imóveis costumam ser empreendimentos seguros porque, com o passar do tempo, costuma haver valorização sucessiva do valor das áreas. Isso vale tanto para casas quanto para apartamentos, mas em especial para terrenos.
Quando localizados próximos de cidades com potencial crescimento ou circulação financeira, investir em terreno, seja para construir e viver, seja para revender após uma valorização, pode ser uma ótima opção. Em Santa Catarina, por exemplo, a região Norte do estado vem ganhando cada vez mais visibilidade do mercado imobiliário por apresentar bons índices de crescimento demográfico e econômico, o que tem motivado o surgimento de novos bairros e alterando a realidade urbana local.
Bens de longa duração
Sabemos que um imóvel é algo que pode ser passado de geração em geração. Assim, quando você investe em imóveis, sabe do amparo que pode dar para seus filhos futuramente. Um imóvel é um bem de longa duração, que não se desgasta com o tempo.
Facilidade de aquisição
Existem várias soluções para quem busca uma forma de adquirir um imóvel e a maioria delas não exige que você tenha muitos recursos disponíveis. Claro que, quanto maior o capital inicial, melhor será a negociação. Mas isso não é impedimento para investir.
Fonte: G1
Publicações relacionadas
Módulo gratuito para associados que integra o Ademi Qualifica será ministrado por Fabiano Souza, CEO da Trajetória Consultoria e diretor de fornecedores da Ademi-PR, no dia 27/11
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Evento reúne os principais players da área para discutir tendências, inovações e perspectivas para o setor
Junto com o novo posicionamento, a empresa divulga novo site e marca, porém mantendo o seu compromisso com a qualidade dos seus produtos, a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar dos seus colaboradores