Apesar de previsão de queda do PIB no primeiro trimestre, Banco Central mantém confiança na retomada do crescimento econômico. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em audiência pública no Congresso Nacional, quinta-feira (16), disse que o país deve retomar o crescimento econômico neste ano.
A instituição avalia que o PIB deve crescer 1,45% em 2019, contra um crescimento de 1,1% no ano passado.
Na quarta-feira (15), o Banco Central informou que o Produto Interno Bruto (PIB) apresentou queda de 0,68% nos primeiros três meses do ano, uma retração em relação ao mesmo período do ano passado.
Mas, para alavancar o crescimento, o presidente do banco cita o aumento da confiança empresarial, a tendência de recuperação gradual do investimento, a taxa básica de juros em seu mínimo histórico e a recuperação no mercado de crédito como os fatores que levariam ao crescimento ao longo de 2019.
Apesar do aumento no índice de confiança empresarial, Roberto Campos Neto argumenta que as incertezas em relação às reformas fiscais travam o investimento privado.
Aproveitando a fala do presidente do Banco Central, o deputado do partido Novo de Minas Gerais, Lucas Gonzales, pediu empenho na aprovação das mudanças na Previdência.
Já o deputado do PDT cearense, Mauro Benevides Filho, criticou a manutenção da taxa básica de juros aos 6,5% ao ano.
Para o deputado da oposição, a reforma da Previdência não irá permitir a retomada imediata do crescimento econômico.
Fonte: Agência Brasil
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte