Segundo especialistas, grande parte da prevenção do suicídio passa por ações de promoção da saúde mental e prevenção de doenças psicoemocionais como a depressão e ansiedade. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 96,8% dos casos de autoextermínio no mundo estão relacionados a algum transtorno psiquiátrico não tratado ou cuidado de forma incorreta. Conforme o Centro de Valorização da Vida (CVV), principal ONG no País a prevenir o suicídio, a cada 45 minutos, um brasileiro tira a própria vida – uma taxa de mortalidade superior a muitos tipos de câncer.
Apesar de ser um tema tabu, informação e diálogo estão entre as principais ferramentas para combater esse mal. Por isso, ao longo deste Setembro Amarelo, campanha criada pelo CVV, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) para prevenção do suicídio, órgãos públicos, instituições da sociedade civil e empresas se engajam nesse debate e promovem uma série de ações educativas.
Em Goiânia, no canteiro de obras do Persona Bueno By Brasal, por exemplo, o tema será um dos assuntos tratados nos Diálogos Semanais de Segurança (DSS). “Umas das propostas dos DSS, além de alertar para questões de sua própria saúde, é fazer com que as informações que damos aqui cheguem às famílias desses colaboradores, principalmente aquelas que têm filhos adolescentes. A orientação é para que os pais fiquem atentos a mudanças de comportamento, indícios de automutilação e cortes nos braços, pernas, barriga ou pescoço, por exemplo”, explica Cácia Gonçalves, técnica de segurança da Brasal Incorporações, empresa responsável pelas obras do Residencial Persona Bueno.
Segundo Cácia, nos DSS são explicados aos colaboradores de forma clara os efeitos e possíveis causas de doenças psicoemocionais. Além dos diálogos semanais de segurança, durante este Setembro Amarelo, cartazes sobre prevenção do suicídio e promoção da saúde mental foram espalhados pela obra. A entrada do residencial também foi iluminada de amarelo, fazendo alusão à campanha.
O assunto na obra será reforçado no dia 27 de setembro, quando será realizada uma palestra com a psicóloga do Serviço Social da Indústria da Construção de Goiás (Seconci), Heloisa da Silva Pinto. Na ocasião, a profissional irá ressaltar a necessidade de procurar a ajuda de um profissional a qualquer sinal de depressão ou de pensamentos ou sentimentos suicidas. “Se o funcionário nos demonstrar a necessidade de tratamento, o encaminhamos para o Seconci, que oferece orientação psicológica gratuita aos associados”, explica a técnica de segurança da obra, Cacia Gonçalves.
Fonte: Assessoria
Publicações relacionadas
Integração entre processos bem planejados e o uso da tecnologia integrada à mão de obra para garantir mais velocidade e maturidade às empresas foi o foco do último módulo do ano
Módulo gratuito para associados que integra o Ademi Qualifica será ministrado por Fabiano Souza, CEO da Trajetória Consultoria e diretor de fornecedores da Ademi-PR, no dia 27/11
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Evento reúne os principais players da área para discutir tendências, inovações e perspectivas para o setor