Em 2015, morreram no país 256.216 pessoas por causas relacionadas ao consumo do tabaco, o que representa 12,6% dos óbitos de pessoas com mais de 35 anos. R$ 17,5 bilhões são gastos por ano com custos indiretos de perda de produtividade, incapacitação e/ou morte prematura de trabalhadores devido a males ocasionados pelo fumo. Os dados alarmantes constam de um estudo sobre o tabagismo apresentado este ano pelo Ministério da Saúde.
Atentas aos prejuízos causados pelo tabagismo, há um bom tempo o combate ao problema deixou de ser uma bandeira só de quem quer deixar o vício, e passou a ser uma causa também defendida por empresas e entidades representativas. É por isso que a Dinâmica Engenharia, em Goiânia, e o Seconci-Goiás (Serviço Social da Indústria da Construção) colocam em prática, apartir desta sexta-feira (20), no canteiro de obras do Residencial Detail Vaca Brava o projeto Combate ao Tabagismo na Construção.
Nesta sexta-feira, 20/10, acontece o primeiro encontro dos seis integrantes do projeto na obra com a psicóloga do órgão.
A técnica em segurança no trabalho da construtora, Marta Vilela, explica que há anos era cultural ver numa obra muita gente fumando, mas, segundo ela, hoje essa realidade mudou muito. “Com o apoio da empresa e também a força de vontade do próprio colaborador temos mudado esse cenário. Na obra não é proibido fumar, mas como atualmente a maioria não fuma, aqueles que ainda têm o vício se sentem motivados a mudar seus hábitos. A empresa vê como extremamente positivo para o bem-estar de seus funcionários e faz seu papel dando orientação e promovendo ações preventivas e educativas como essa que estamos realizando em parceria com o Seconci”, ressalta.
Publicações relacionadas
Opus aposta no formato e lança o segundo projeto da linha de compactos de alto padrão
Da década de 1970 à conexão com os bairros mais desejados de Goiânia, uma área que guarda traços urbanísticos ultra valorizados no cotidiano
Conheça 4 vantagens deste recurso ambiental que pode auxiliar a solucionar problemas de drenagem urbana. Condomínio horizontal leva esta solução sustentável para para Pirenópolis
Empresa registrou alta de 59% nas vendas líquidas