O fortalecimento dos mecanismos de controle interno e a modernização dos marcos regulatórios de gestão para entidades e empresas da construção civil são temas centrais do seminário “Ética & Compliance para uma Gestão Eficaz”, que vai disseminar as ferramentas disponíveis para fortalecer mecanismos internos de controle, assim como indicar normas de conduta que tornem mais difícil a prática de desvios. “Vamos levar ao nosso público alguns cuidados necessários no ambiente de negócios e disseminar pontos que achamos importantes para que se fechem janelas de oportunidade de corrupção”, afirma José Carlos Martins, presidente da CBIC. “Esse debate e conscientização são cada vez mais importantes no Brasil”, acrescenta.
Promovido pela CBIC e pelo Sesi Nacional, o evento desta quarta-feira (06/12), que terá início às 13h30, no auditório do Sinduscon de Cascavel (PR), dá continuidade ao processo de disseminação do tema. Com realização pelo Sinduscon/Paraná-Oeste e apoio da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel, CAU/PR, CREA/PR, FIEP e Univel, o encontro de Cascavel mobilizará empresários, dirigentes da construção civil e integrantes do Judiciário. A jurista, ministra aposentada do STJ, Eliana Calmon, confirmou presença em painel que discutirá a Ética e Compliance na Construção.
Também participam do seminário o cientista político Leonardo Barreto; Marco Antônio Guimarães, gerente executivo Jurídico de Riscos e Compliance do Sistema Fiep; Andréa Cristiane da Silva, gerente de Controle Interno, área responsável pela gestão dos assuntos de Ética e Compliance da Plaenge, e Lino Gaviolli, consultor Siemens.
A CBIC apresentará o Guia de Ética & Compliance da Construção Civil, formado por documentos que trazem as mais atuais premissas e ações de compliance, alinhadas a padrões internacionais, que servem de referência e sugestão para entidades do setor e suas empresas associadas na formulação e implantação de políticas de integridade.
Projeto desenvolvido em correalização com o Sesi Nacional oferece ferramental inédito que inclui um guia referencial de ética; um guia de compliance e representação política – incluindo a Lei Anticorrupção comentada; um código de conduta concorrencial para a construção civil, e um manual de avaliação de risco de corrupção nas empresas. Outro documento aponta 12 ações consagradas no relacionamento com o poder público que podem estimular a prática desvios e cuja correção tem sido defendida pelo setor.
“A CBIC apoia e defende a criação de um ambiente de negócios mais transparente e justo que permita a livre concorrência contribuindo para o fortalecimento das empresas, da economia e da sociedade Brasileira, afirma Ana Cláudia Gomes, gerente de Relações Institucionais do Seconci e presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC), comissão técnica da CBIC responsável pelo projeto.
Publicações relacionadas
Evento será realizado no dia 28 de maio, em São Paulo, e reunirá grandes nomes do mercado imobiliário para debater estratégias e inovações do setor
Módulo que integra o Ademi Qualifica foi ministrado pelo engenheiro e advogado Luiz Fernando de Melo, especialista no tema, nos últimos dias 09 e 10 de abril
Crescimento do interesse pelo perfil de moradia parte da busca pelo conceito de habitação compartilhada, do movimento de compradores mais jovens e do fluxo de investimentos para aluguéis por temporada
Espaço de convivência ao ar livre conta com diversas opções gastronômicas e espaço destinado a atividades para as crianças, com estacionamento e entrada gratuita