O Índice de Confiança da Construção (ICST) interrompeu quatro altas consecutivas e ficou estável em janeiro, em 85,4 pontos, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O resultado foi influenciado exclusivamente pela melhora da situação atual. Na passagem de dezembro para janeiro, o Índice da Situação Atual (ISA-CST) subiu 0,4 ponto, a 75,1 pontos, seguindo no maior nível de abril de 2015, enquanto o Índice de Expectativas (IE-CST) recuou 0,6 ponto, a 95,9 pontos.
Segundo a coordenadora de projetos da construção da FGV/Ibre, Ana Maria Castelo, as expectativas empresariais retornaram ao patamar de janeiro de 2018, indicando uma posição cautelosa em relação à demanda nos próximos meses. No entanto, permanece a percepção mais favorável referente ao ambiente corrente de negócios.
A abertura do dado mensal mostra que a maior contribuição para o resultado favorável do ISA-CST no mês veio da carteira de contratos, enquanto o avanço do IE-CST foi influenciado pela queda da demanda prevista para os próximos três meses. Já o Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) do setor oscilou 0,1 ponto percentual (pp), a 66,7%.
A edição de janeiro da sondagem coletou informações de 556 empresas entre os dias 2 e 23 deste mês. A próxima divulgação ocorrerá em 25 de fevereiro.
Fonte: Abrainc
Publicações relacionadas
Reconhecimento facial, lockers inteligentes e soluções que permitem reduzir desperdícios ambientais passam a integrar projetos voltados ao novo padrão de moradia da EBM Desenvolvimento Imobiliário
No dia 18 de março, o Banco Central anunciou a...
Por mais um ano, empresa segue entre as maiores construtoras do país, de acordo com a edição 2026 do ranking da INTEC Brasil
Com a chegada do Dia Mundial da Água, é importante destacar que práticas sustentáveis e eficientes, que contribuem para a redução do consumo de recursos hídricos, começam já na concepção dos projetos