Juros baixos, inflação sob controle e retomada da credibilidade na economia animam as movimentações no mercado imobiliário. Com a taxa Selic em torno de 4,5% ao ano, com previsão de recuo em fevereiro, bancos entram na disputa e apelam para uma oferta de crédito imobiliário competitiva, indica o sócio-diretor da EXHO e especialista em mercado imobiliário, Pedro Paulo Ferreira Barbosa.
O especialista destaca que os cinco maiores bancos brasileiros, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander disponibilizam diferentes linhas. “Na disputa para a atração de clientes, apresentam estímulos adicionais além da redução de juros, como a ampliação do valor do limite de crédito imobiliário”, afirma.
A Caixa Econômica Federal, por exemplo, oferece dois tipos de contratos para imóveis que se enquadram no Sistema Financeiro da Habitação (SFH), que não inclui Minha Casa, Minha Vida (MCMV). O primeiro, com taxas a partir de 6,75% mais Taxa Referencial (TR). O segundo, mais novo, tem juros de 2,95% a 4,95%, mais a variação da inflação do período de vigência. Além disso, tem a nova linha de crédito imobiliário com taxa pré-fixada lançada na quinta-feira (20).
O apelo na oferta mais atraente foi estratégia usada também pelo Santander, que no início de janeiro passou a financiar até 90% do valor de imóvel em compra com financiamento contratado na modalidade Sistema de Amortização Constante (SAC) de parcelas atualizáveis. Nele, o valor da prestação é maior nas parcelas iniciais e vai diminuindo ao longo do tempo.
O financiamento de até 90% do valor do imóvel vale para a compra de unidades residenciais a partir de R$ 90 mil, com recursos da caderneta de poupança. As taxas de juro variam e podem chegar à mínima de 7,99% ao ano mais TR. O mutuário poderá quitar o crédito imobiliário em até 35 anos ou 420 meses.
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte