Curiosidade, admiração e expectativa, muita expectativa. Esta foi a atmosfera da primeira edição do Art Experience, uma batalha de criatividade que permitiu ao público acompanhar o processo criativo dos artistas em Goiânia. Movimento inédito na capital, a iniciativa foi inspirada em experiências internacionais de arte, entusiamando protagonistas e expectadores. O evento foi realizado no último dia 7, no estande do Europark. “A iniciativa é arrojada e estimulante, estou amando estar aqui”, disse a médica Kátia Brenner, que acompanhou a adrenalina dos artistas. A DJ Pri Loyola fazia a trilha sonora do momento. Intercalando batidas eletrônicas de MPB, lounge, maracatu, funk e deep house, ela criou uma vibe envolvente que se intensificava na medida que o tempo passava. O público rodeava os cavaletes, enquanto o ampulheta e a música impusionavam os artistas a darem forma a seus desenhos.
A batalha se desenrolou por quatro rodadas. Cada uma contava com a participação de quatro artistas, que tinham de pintar uma tela de 50 cm X 70 cm, em apenas 25 minutos, utilizando tinta acrílica. Ao final, o público votava na que mais havia gostado. Os três finalistas pintaram mais uma tela, novamente escolhida pelos presentes.
Mais de 50 artistas se inscreveram para a experiência, promovida pela Euroamérica Incorporações e My Brokers Imóveis. Entre os doze participantes, nomes conhecidos como Alberto Tolentino, com cerca de 30 anos de dedicação aos pincéis e autor de uma carreira internacional. “Arte é uma atividade solitária, eu nunca tinha pintado na presença de outras pessoas, mas gostei da experiência”, comentou.
Também se inscreveram nomes nem tão conhecidos. Na verdade, revelações como Victor Lemos, 18 anos e autodidata. Começou a desenhar aos dois anos, cresceu fazendo desenhos nas paredes de casa e assim convenceu a família de seu talento. Hoje, tem seu próprio estúdio, onde desenvolveu seu estilo próprio, que ele batizou como “arte de mistura”, uma pintura viva, colorida, nervosa. “Não é abstrato, nem figurativo, eu me inspiro na forma como via as coisas embaçadas, quando era míope”, conta. Outra finalista foi Nathalie Arantes, de 15 anos, que começou a pintar há apenas um ano. “Foi muito legal a experiência, além de eu ter tido a honra de estar junto a grandes nomes”, disse. O tempo para ela foi suficiente para pintar a face de um cavalo, animal que ela mais admira.
A artista plástica Cacilda Vitória foi grande vencedora. Pintou dois quadros relacionados ao universo feminino, temática recorrente em sua carreira iniciada em 1992. Decidiu inscrever-se para experimentar a proposta diferente e aprovou. “Foi maravilhoso estar aqui”, disse. Decidiu o que pintaria no mesmo dia e, quando a ampulheta virou, seu desenho logo tomou forma. Tempo? “Foi curto mas suficiente. Há telas que nascem rápido, outras não”.
Anfitrião do evento, o diretor da Euroamérica Incorporações, Angel Zamora, considera ser um privilégio abrir a porta do estande do Euro Park para a arte, um elemento de expressão da cultura e da criatividade. “Valorizar os artistas é valorizar também a capacidade de criação da humanidade, o pilar de nossa evolução ao longo do tempo”, disse.
Os 12 quadros dos participantes serão leiloados através do Facebook do projeto (ArtExperience) e o valor será entregue integralmente para os artistas. A vencedora será contemplada com um vernissage oferecido pela Euroamérica Incorporações, na cobertura do Geniale Flamboyant, para apresentar seus trabalhos para 50 convidados.
Publicações relacionadas
Celebrando 41 anos de trajetória no mercado imobiliário, um...
Mais verde, áreas comuns ao ar livre multiuso, que proporcionem mais contato com a natureza, e opções variadas de espaços fitness, para esportes e bem-estar, são cada vez mais valorizados e buscados pelo consumidor na escolha de um imóvel
Tendência que aproxima natureza e urbanidade já tem contribuído para valorização de imóveis na capital, gerado ações de gentileza urbana e tem perspectiva de crescimento por meio dos recursos tecnológicos aplicados
Aplicação já está em curso em Goiânia e em algumas unidades no interior de São Paulo