O presidente da Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, entregou na quarta-feira (25), à Comissão Especial de Parcerias Público-Privadas (PPPs), as contribuições da entidade para elaboração do novo marco regulatório para PPPs, concessões e fundos de investimentos em infraestrutura. Martins entregou os estudos ao presidente e ao relator da Comissão, respectivamente, os deputados federais João Maia (PL-RN) e Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), que elogiaram a participação da CBIC no processo.
A ideia da comissão especial, destinada a proferir parecer ao Projeto de Lei nº 3453/2008, é reunir propostas de vários projetos de lei em tramitação na casa, que abordam diferentes aspectos da questão. Os temas tratados têm interface com o projeto Melhoria da Competitividade e Ampliação de Mercado na Infraestrutura, iniciativa da CBIC e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).
Entre as principais propostas apresentadas pela CBIC, está a simplificação de processos de concessão, visando a melhoria do serviço prestado à população “O que tem que interessar numa concessão de serviço são a qualidade e o preço dele. Por isso procuramos a simplificação do processo para que o governo e os concessionários possam focar no resultado da concessão”, explica Martins. Ele também defende a padronização de cláusulas e itens do processo, sempre que possível. “Isto facilita a entrada de mais empresas no mercado”, argumenta.
Ao defender esses modelos de contratação, José Carlos Martins destaca três pontos positivos das parcerias e concessões:
- Recuperação da capacidade de investimento, gerando empregos e melhorando a qualidade de vida das pessoas;
- Dimensionamento de recursos adequado para prestar ou cumprir um serviço, evitando o inchaço da máquina pública; e
- Melhoria da qualidade do serviço regido por contratos de performance sujeitos à fiscalização dos usuários e do Estado.
A entrega do documento dá continuidade à participação do presidente da CBIC em audiência pública realizada em agosto deste ano, na Câmara dos Deputados, para discutir PPPs, concessões públicas e fundos de investimento em infraestrutura. Durante aquele encontro foi debatido o novo marco regulatório de concessões públicas.
Nesta quarta Martins também propôs que a Comissão pudesse convidar especialistas de outros países, indicados pela CBIC, para que possam acrescentar ao debate experiências vitoriosas internacionais.
Pela CBIC, acompanharam a reunião o vice-presidente de Relações Trabalhistas, Fernando Guedes, a gestora de projetos de Infraestrutura, Denise Soares, e o coordenador de Relações Institucionais da entidade, Luis Henrique Cidade, além do diretor do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amapá, Silvino Dal Bó.
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte