Como sinalizado pelo governo federal em maio deste ano, por ocasião do 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), a implementação do Building Information Modeling (BIM) se transformará em política pública. A ideia é elevar a produtividade e melhorar a transparência nas obras públicas. Ontem (6/11), o presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, Dionyzio Antonio Martins Klavdianos, participou da 1ª Reunião do Grupo Ad Hoc Regulamentação e Normalização do Comitê Estratégico de Implementação do BIM, na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), em Brasília.
“A participação da CBIC na reunião, além de garantir maior legitimidade ao processo encabeçado pelo MDIC, enriquece o debate, afinal nossa entidade já vem há quase quatro anos desenvolvendo uma série de ações relativas ao tema, portanto, criando uma cultura valiosa. No futuro o governo federal será o maior beneficiário da política que pretende implementar para as compras públicas”, destacou.
O documento preliminar “Regulamento de requisitos técnicos para validação/aceitação de objetos BIM a serem incorporados ao acervo da Biblioteca Nacional BIM (BNBIM)” foi apresentado e receberá contribuições até o dia 17 de novembro. A próxima reunião do Grupo Ad Hoc Regulamentação e Normalização – BIM será no dia 6 de dezembro, às 14h30, no MDIC.
Publicações relacionadas
Opus aposta no formato e lança o segundo projeto da linha de compactos de alto padrão
Da década de 1970 à conexão com os bairros mais desejados de Goiânia, uma área que guarda traços urbanísticos ultra valorizados no cotidiano
Conheça 4 vantagens deste recurso ambiental que pode auxiliar a solucionar problemas de drenagem urbana. Condomínio horizontal leva esta solução sustentável para para Pirenópolis
Empresa registrou alta de 59% nas vendas líquidas