A Câmara dos Deputados instalou na terça-feira (6) a comissão especial que vai analisar um projeto de lei que trata das regras para Parcerias Público-Privadas (PPPs). O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, José Carlos Martins, acompanhou a reunião de instalação do colegiado.
Durante a reunião da comissão especial, o deputado João Maia (PL-RN) foi eleito para presidir o colegiado. Os deputados federais Mauro Lopes (MDB-MG), Lucas Redecker (PSDB-RS) e Geninho Zuliani (DEM-SP) foram escolhidos como primeiro, segundo e terceiro vice-presidentes, respectivamente. O deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) foi designado para relatoria da proposta.
A discussão do novo marco faz parte da agenda econômica defendida pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia. “Estamos tentando ter na Câmara uma pauta propositiva-positiva. A discussão das concessões e das PPPs são uma questão estratégica para a retomada do crescimento, com mais segurança jurídica para os investidores”, afirmou Maia.
O deputado federal Arnaldo Jardim, relator da matéria na comissão, sugeriu que seja dada prioridade a essa discussão. “Eu e mais alguns deputados vamos concentrar esforços em torno desse tema. Passando pelas reformas, vai se criar um clima de estabilidade que vai ajudar a destravar o país”, disse.
Lucas Redecker explicou que o novo marco vai atualizar a legislação sobre o assunto, que é considerada antiga e não contempla novas formas de financiamento. As experiências que já existem com PPPs e concessões servirão como lição de onde a legislação falhou e exige aprimoramentos. Nós pretendemos fazer um marco que seja muito mais sólido e estável juridicamente”, destacou o deputado federal.
A Comissão promoverá audiências públicas com os setores interessados e autoridades. Além disso, será proposta a realização de mesas-redondas em algumas capitais, para colher as experiências de Estados e Municípios quanto ao tema. Para falar sobre o cronograma e plano de trabalho da comissão, foi marcada uma reunião ordinária para esta quarta-feira (7), no Plenário 3 da Câmara dos Deputados.
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
Módulo que integra o Ademi Qualifica foi ministrado pelo engenheiro e advogado Luiz Fernando de Melo, especialista no tema, nos últimos dias 09 e 10 de abril
Crescimento do interesse pelo perfil de moradia parte da busca pelo conceito de habitação compartilhada, do movimento de compradores mais jovens e do fluxo de investimentos para aluguéis por temporada
Espaço de convivência ao ar livre conta com diversas opções gastronômicas e espaço destinado a atividades para as crianças, com estacionamento e entrada gratuita
Localizado na Rua Mário Bitar, Wide Maristta reúne plantas amplas e ambientes sofisticados no bairro mais valorizado de Goiânia, segundo pesquisa do FipeZAP; lançamento também marca abertura da Central EBM Marista, showroom de decorados da empresa situado na Rua 147