A Câmara dos Deputados instalou na terça-feira (6) a comissão especial que vai analisar um projeto de lei que trata das regras para Parcerias Público-Privadas (PPPs). O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, José Carlos Martins, acompanhou a reunião de instalação do colegiado.
Durante a reunião da comissão especial, o deputado João Maia (PL-RN) foi eleito para presidir o colegiado. Os deputados federais Mauro Lopes (MDB-MG), Lucas Redecker (PSDB-RS) e Geninho Zuliani (DEM-SP) foram escolhidos como primeiro, segundo e terceiro vice-presidentes, respectivamente. O deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) foi designado para relatoria da proposta.
A discussão do novo marco faz parte da agenda econômica defendida pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia. “Estamos tentando ter na Câmara uma pauta propositiva-positiva. A discussão das concessões e das PPPs são uma questão estratégica para a retomada do crescimento, com mais segurança jurídica para os investidores”, afirmou Maia.
O deputado federal Arnaldo Jardim, relator da matéria na comissão, sugeriu que seja dada prioridade a essa discussão. “Eu e mais alguns deputados vamos concentrar esforços em torno desse tema. Passando pelas reformas, vai se criar um clima de estabilidade que vai ajudar a destravar o país”, disse.
Lucas Redecker explicou que o novo marco vai atualizar a legislação sobre o assunto, que é considerada antiga e não contempla novas formas de financiamento. As experiências que já existem com PPPs e concessões servirão como lição de onde a legislação falhou e exige aprimoramentos. Nós pretendemos fazer um marco que seja muito mais sólido e estável juridicamente”, destacou o deputado federal.
A Comissão promoverá audiências públicas com os setores interessados e autoridades. Além disso, será proposta a realização de mesas-redondas em algumas capitais, para colher as experiências de Estados e Municípios quanto ao tema. Para falar sobre o cronograma e plano de trabalho da comissão, foi marcada uma reunião ordinária para esta quarta-feira (7), no Plenário 3 da Câmara dos Deputados.
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação