O Banco do Brasil pode ser a próxima instituição brasileira a oferecer financiamento imobiliário indexado ao IPCA, após a Caixa anunciar essa linha na semana passada. Presidente do banco, Rubem Novaes, disse a jornalistas na sexta-feira passada (23) que quer dar "liberdade" ao cliente na escolha da indexação desse tipo de crédito.
Novaes mencionou, de acordo com agências de notícias, que mutuários se sentiriam mais seguros se houvesse financiamento com taxa prefixada - outro formato que a Caixa sinalizou na semana passada.
O BB anunciou na semana passada novas formas de calcular o juro do financiamento imobiliário, considerando o prazo. Quem financiar por 60 meses passa a ter juro mínimo de 7,99% ao ano e o valor sobe conforme o prazo. Para o período de 359 a 418 meses, o piso é de 8,45% ao ano.
Pela Caixa, o financiamento indexado à inflação tem taxas de juros a partir de 2,95% ao ano mais IPCA (exclusiva para funcionários públicos) chegando até 4,95% ao ano mais IPCA. Nesse caso, todo o risco inflacionário fica na conta do mutuário, liberando o banco de surpresas nesse sentido.
O presidente do BB disse que esse formato de financiamento facilita a securitização, o que permite ampliar o crédito. Pedro Guimarães, presidente da Caixa, também defendeu essa forma de repassar os créditos ao mercado.
Fonte: Infomoney
Publicações relacionadas
No dia 18 de março, o Banco Central anunciou a...
Por mais um ano, empresa segue entre as maiores construtoras do país, de acordo com a edição 2026 do ranking da INTEC Brasil
Com a chegada do Dia Mundial da Água, é importante destacar que práticas sustentáveis e eficientes, que contribuem para a redução do consumo de recursos hídricos, começam já na concepção dos projetos
A ADEMI-GO teve a honra de receber, o Prefeito da Câmara Municipal de Aveiro, em Portugal, Dr. Luis Souto Miranda, acompanhado de sua comitiva, em um encontro marcado pelo diálogo e pela troca de experiências.