Com universidades renomadas, não é de hoje que jovens vêm de outras cidades e estados para construir a vida em Campinas (SP). Em 2019, o mercado imobiliário detectou uma mudança de perfil entre os que procuram moradia na cidade. Se antes vinham para cursar as universidades, atualmente eles vêm também para se preparar para o vestibular.
De acordo com o vice-presidente de locação da Associação Regional da Habitação (Habicamp), Douglas Vargas, os estudantes com esse perfil são pelo menos 15% dos que procuram alugar imóveis.
Este é o caso de Vitor Barral, que apesar de ter sido aprovado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), saiu de Montes Claros (MG), cidade mineira que fica a 990 km de Campinas, para estudar em um curso pré-vestibular.
Ele conta que procurou estudar em um local que fosse lhe preparar da melhor forma possível para o vestibular da Unicamp. "É difícil ficar longe da família porque você cresce a vida inteira morando e convivendo com as mesmas pessoas e de repente você sai da sua área de conforto, é um impacto muito grande", afirma Vitor
Letícia é de Pedreira (SP) e relata que, por conta da distância, tentou a dinâmica de ir e voltar todos os dias, mas neste ano decidiu se mudar. "Vim morar em Campinas por uma questão de praticidade mesmo, por não ter o transporte para ir e voltar todos os dias" , conta a estudante
Para a coordenadora pedagógica Fernanda Carone, a vinda dos alunos está ligada à oportunidade de ensino que a cidade oferece. "Campinas tem uma aprovação significativa nas universidades públicas, então sinal que os cursos estão fazendo efeito", diz.
Quem trabalha no setor também percebeu o aumento e diz que muitos alunos se concentram na região central. O preço também é uma questão importante na hora de se decidir pela nova casa. "Sem dúvida o custo é o valor preponderante e o apartamento pequeno, um dormitório, kitnet", afirma Luiz Bueno, diretor geral da Rede Provectum.
Fonte: G1 Campinas
Publicações relacionadas
Reconhecimento facial, lockers inteligentes e soluções que permitem reduzir desperdícios ambientais passam a integrar projetos voltados ao novo padrão de moradia da EBM Desenvolvimento Imobiliário
No dia 18 de março, o Banco Central anunciou a...
Por mais um ano, empresa segue entre as maiores construtoras do país, de acordo com a edição 2026 do ranking da INTEC Brasil
Com a chegada do Dia Mundial da Água, é importante destacar que práticas sustentáveis e eficientes, que contribuem para a redução do consumo de recursos hídricos, começam já na concepção dos projetos