Em meio à divergência acerca do balanço do mercado imobiliário no primeiro semestre do ano, em que parte reclama de desaceleração nos negócios e outra parte assegura que conseguiu exceder as vendas do mesmo período do ano passado, o presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), Ilézio Inácio Ferreira, diz que, embora estejam um pouco mais estáveis, as vendas continuam a crescer em 2014. Ele cita o resultado do primeiro trimestre do ano, que, conforme pesquisa feita pela entidade, cresceu 7% em relação ao mesmo período do ano anterior. ?Estamos vendendo mais do que o que lançamos e isso é bom, porque é sinal da maturidade das empresas e da boa comercialização dos produtos. Em 2012, por exemplo, eram 13 mil unidades sendo comercializadas (estoque). Hoje, o número caiu para 9,2 mil. Destes, apenas cerca de 1,4 mil estão prontas?, frisa. Para Ilézio, o resultado do setor neste ano vai depender do desenvolvimento da economia a partir de agora, com o período eleitoral. ?O reflexo das eleições é grande na economia e, claro, atinge também o mercado imobiliário, mas de forma mais moderada e lenta, porque é um investimento mais seguro?, destaca. O vice-presidente do Sindicato da Habitação de Goiás (Secovi), Marcelo Baiocchi, explica que esse eventual cenário negativo não atinge as vendas de imóveis populares, de primeira moradia. Como o déficit habitacional ainda é alto, a procura por esse produto se mantém estável. Por outro lado, no mercado de imóveis voltados para investidores ou para clientes que buscam a troca de moradia, ele estima que o recuo tenha sido, em média, de 30% no primeiro semestre. ?Isso ocorre em função da própria retração da economia atual. Quando ela começa a perder força, o primeiro compromisso que a pessoa deixa de fazer são os investimentos. Ela prefere priorizar a alimentação, a educação dos filhos e outros gastos que considera mais essenciais?, comenta. Apesar de enfrentar uma queda de 80% na demanda de clientes durante a Copa, o balanço do primeiro semestre da Provenda Imobiliária é positivo, segundo afirma o diretor-comercial da empresa, Everson Magalhães Junior. Ele justifica o crescimento em função do sucesso nos lançamentos de imóveis. A expectativa é de melhorar ainda mais, já que há previsão de mais três novos empreendimentos. ?Em Goiás, vamos fechar o ano com um volume de negócios 20% superior ao de 2013, quando não houve lançamentos?, prevê. (Fonte: O Popular)
Publicações relacionadas
Mais verde, áreas comuns ao ar livre multiuso, que proporcionem mais contato com a natureza, e opções variadas de espaços fitness, para esportes e bem-estar, são cada vez mais valorizados e buscados pelo consumidor na escolha de um imóvel
Tendência que aproxima natureza e urbanidade já tem contribuído para valorização de imóveis na capital, gerado ações de gentileza urbana e tem perspectiva de crescimento por meio dos recursos tecnológicos aplicados
Aplicação já está em curso em Goiânia e em algumas unidades no interior de São Paulo